Agências mapeiam hábitos do juiz-forano
Cerca de 33% dos juiz-foranos prefere assistir um filme em casa, 12,2% ir a bares, 9,7% praticar esportes e 8,25% sair para comer no final de semana. Quase 80% estão conectados à internet na própria residência, sendo 69,4% em banda larga. A TV por assinatura chegou a 44,8% dos lares na cidade.
As mulheres leem revistas com mais frequência do que os homens (54% contra 36%), mas são eles que mais acompanham os jornais na comparação com elas (64,9% ante 52,1%). Ambos começaram a ler jornal pela internet (34,7%), mas ainda preferem a notícia impressa em papel (53,9%).
Estes são alguns resultados de pesquisa encomendada pelo Polo de Agências de Propaganda de Juiz de Fora, que inclui dez empresas do setor e concentra cerca de 60% a 70% do mercado publicitário local. Na sondagem, que revela hábitos e costumes do juiz-forano, foram ouvidos mais de 900 entrevistados, com mais de 16 anos. O estudo, elaborado pela Quaso Assessoria, é considerado uma importante ferramenta estratégica de trabalho para as agências participantes: Ária Publicidade, Ato Interativo Agência Web, Buena Vista Marketing, Casa 8, Griffin Comunicação, Iso 4 Comunicação, Kojio Comunicação, República Comunicação, Support Comunicação e Trópico Propaganda.
Apesar do conteúdo comum a todos, cada empresa decide a melhor forma de utilizá-lo junto a seus clientes, explica o sócio-diretor da República, Marcos Villas Boas. Segundo ele, a pesquisa é um dos resultados concretos do trabalho desenvolvido pelo polo, criado em 2011 a partir do Projeto de Desenvolvimento do Setor de Publicidade e Propaganda de Juiz de Fora, realizado pelo Sebrae. “As agências têm potencial criativo, trabalham com inteligência de mercado, mantém bons clientes, mas era um grupo desunido, que estava perdendo clientes para agências de fora.”
Depois de quase quatro anos de treinamento, por meio de programas de capacitação em gestão financeira, pessoas e inovação, além de cultura de cooperação, mídias sociais e modelo de negócio, as agências trabalham hoje para definir a formatação de uma entidade legal. A expectativa do setor é a de que, até o final do ano, os empresários se reúnam na forma de braço sindical, associação, clube ou agência de desenvolvimento.
Conforme Marcos, uma nova pesquisa já está encomendada para 2015. Antes disso, o polo prepara, para o dia 4 de dezembro – Dia Mundial da Propaganda – um ciclo de palestras com a presença de Washington Olivetto. “Para ganhar mais força, modernizar, repensar o negócio da propaganda e atender clientes além das montanhas mineiras precisávamos de um grupo mais unido”, explica.