JF. sábado 25 mar 2017
OUÇA AGORA
Publicidade


Alimentação Saudável | higiene e cuidados com os alimentos

imagem - artigo alimentação saudável - cuidados e precauções3

 

No dia a dia nos deparamos com uma série de ameaças no que refere à nossa alimentação. São como balas disparadas por todos os lados as quais não ouvimos os sons e não identificamos a trajetória. Mal conseguimos enxergá-las.

Alimentação agrotóxicos e saúde

Verduras, frutas e legumes podem conter uma carga de agrotóxicos além do recomendado pelas Autoridades competentes, embora muito vistosas e com apresentação geral excelente, infelizmente podem estar condenadas para fins de alimentação humana. Toda vez que vamos nos alimentar com produtos vegetais, precisamos tomar certas precauções no preparo: Lavar muito bem os produtos, higienizá-los e sempre adotar procedimentos que vão diminuir a carga de agrotóxicos presentes nesses alimentos.

Higiene e desinfecção de frutas verduras e legumes

Uma dica é misturar 5 ml de iodo a 2% para cada litro de água e mergulhar os produtos na solução, deixando por uma hora e depois lavar bem em água corrente. O ideal é utilizar recipientes que não permitam a passagem de luz.

Alimentos industrializados malefícios à saúde

Alimentos industrializados podem conter conservantes e outros produtos químicos com dosagem acima do permitido ou ainda aditivos que podem causar várias doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive cânceres.

Cuidados que devemos ter com a agua antes de beber

A água que consumimos precisa de especial atenção. Pode estar bem tratada e dentro dos padrões quando sai dos reservatórios, porém vai percorrer quilômetros de tubulações, ser armazenada em caixas d’água que muitas vezes estão sem manutenção e limpeza há muito tempo. Mesmo a água mineral merece cuidados. Embalagens plásticas expostas à luz solar por muito tempo e também armazenadas e expostas em locais inapropriados podem resultar em danos para quem consumir.

Latas amassadas devem ser evitadas, pois pode haver liberação de materiais impróprios ao consumo nos produtos.

Cuidados com a carne

Carnes, de todas as origens e tipos: aves, bovina e suína, peixes etc. demandam um cuidado constante. Degradam com muita rapidez e o consumo de produtos estragados pode causar muitas doenças. Aparência bonita e convidativa não representa sanidade do produto. É preciso observar, quando embaladas, a data de validade, procedência e o modo de armazenagem, transporte e preparo. Quando compradas in natura, verifique o aspecto geral, a cor, o cheiro e outras características de cada tipo de carne.

Consumidor: parte vulnerável na cadeia produtiva

Um dos problemas que enfrentamos é que nossos sentidos, por mais aguçados e treinados que sejam, podem ser enganados mediante a manipulação com uma série de produtos químicos adicionados nos produtos.

Não há como apenas consumir produtos de nossa localidade e que conhecemos toda a cadeia produtiva. Certos produtos são procedentes de outros países e continentes inclusive, portanto as autoridades sanitárias exercem um papel fundamental na garantia de nossa saúde, o que não quer dizer que vamos abdicar de nosso crivo. Afinal nossos antepassados passaram séculos aprendendo a selecionar os alimentos para consumir, e podemos resgatar um pouco das tradições para evitar problemas. E que tal pensar mais em produtos naturais? Descascar mais e desembalar menos.

 

A importância do café da manhã saudável

imagem - artigo A importância de um café da manhã saudável

Já falamos anteriormente sobre a importância do café da manhã. Vamos continuar com o assunto e aprofundar um pouco mais a discussão.

Nossa primeira refeição do dia pode ser chamada de desjejum, e a escolha desse nome não foi um mero acaso. Pense que dormimos por muitas horas, em média oito horas, e que o nosso organismo continua trabalhando nesse período, então quando acordamos precisamos nos alimentar da melhor forma possível.

Vamos enfrentar uma longa jornada, com deslocamentos, tarefas variadas, desgaste físico e mental e precisamos ser produtivos e também nossa saúde.

Café da manhã saudável – O que comer

Precisamos nos conscientizar para dar relevância ao café da manhã. Se for o caso, reordenar a agenda para termos tempo de preparar e consumir com calma uma boa refeição matinal.

Uma dieta saudável e equilibrada será definida pelo Médico Nutrologo, e dentro dessa dieta o cardápio do café da manhã é uma das partes importantes. Portanto, o que comer, o quanto comer e as possíveis variações, serão definidos a partir do perfil e condições de saúde de cada um.

De forma geral, a primeira refeição deve incluir alimentos que vão fornecer ao nosso corpo carboidratos, fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. As porções precisam estar de acordo com o indicado para cada pessoa. E nada de pensar em dar uma reforçada no café da manhã e pular o almoço. Essa não é uma boa ideia, entre outros pontos devido ao nosso corpo demandar a ingestão de alimentos várias vezes ao dia.

Café da manhã saudável – Opções

Usar a criatividade vai ajudar bastante, a partir das definições do Médico Nutrologo, é possível ir alterando as frutas no dia a dia, criar receitas de bolos e pães e alternar no café da manhã. É uma forma de incentivo para a melhor alimentação.

 

Quer saber mais dicas sobre alimentação saudável, receitas e muito mais? acesse emagrecacomsaude.blog.omb100.com e confira nossos conteúdos!

 

SAIBA QUAL O BENEFÍCIO DA PIMENTA E A ORIGEM DE SEU EFEITO AFRODISÍACO

post artigo pimenta 

Afrodisíaca e reguladora dos níveis de colesterol, pimenta é o segundo tempero mais utilizado no mundo.

 

 

Segundo tempero mais utilizado no mundo, atrás apenas do sal, a pimenta já era utilizada como medicamento pelos Maias e os Astecas. É considerado um alimento funcional, ou seja, além de nutrir, traz benefícios à saúde. É um poderoso aliado à alimentação. No organismo, atua como anti-inflamatória, anticancerígena, na melhora da digestão e na redução dos níveis de colesterol. O valor calórico é insignificante e seu consumo não tem restrições, desde que dentro de uma alimentação balanceada.

 

Seu efeito termogênico ajuda ainda a acelerar o metabolismo, e consequentemente no processo de emagrecimento. Além disso, as pimentas são ricas em nutrientes, como capsaicina, piperina, Vitamina A, B6, C, E, magnésio, ferro, potássio e bioflavonóides.

 

A capsaicina, por exemplo, presente em maior quantidade nas pimentas mais ardidas, aumenta a queima calórica, acelera a produção de endorfinas que proporcionam mais prazer,  reduzem à ansiedade alimentar e ainda age como um analgésico natural, antioxidante, antimicrobiano, anti-inflamatório e anticancerígeno.

 

Estimulante da liberação de endorfinas, as pimentas também auxiliam na diminuição da glicose no sangue, aumento da imunidade e do fluxo sanguíneo. Possuem ação vasodilatadora, diminuem o risco de AVC (derrame), infarto agudo do miocárdio, pressão alta, queda de cabelos e os sintomas da TPM, como depressão e  enxaqueca.

 

As vitaminas antioxidantes (A e C) atuam na prevenção de doenças degenerativas, como câncer e também no envelhecimento precoce. O aroma e o sabor da pimenta fazem dela um alimento afrodisíaco, pois estimulam os neurotransmissores ligados ao prazer.

 

Principais pimentas, suas características e algumas receitas:

 

DEDO DE MOÇA (CAPSICUM BACCATUM) – extremamente saborosa apresenta frutos alongados (cerca de 8 a 10 cm) e pode ser consumida fresca, em conserva, líquida ou desidratada (pimenta calabresa). Ela é originária das Américas e pode ser usada para realçar o sabor de várias receitas, além de molhos, geleias e até doces.

 

Recentemente, a PUC-RS publicou um estudo afirmando que a pimenta dedo de moça tem efeito anti-inflamatório e analgésico, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

 

Rica em vitaminas A, B e C, possui também ferro, magnésio e aminoácidos, além da capsaicina (principal componente ativo da pimenta; e possui propriedades farmacológicas, como analgesia, anticancerígena, anti-inflamatória, antioxidante e antiobesidade).

 

Seu cultivo deve ser feito nos meses de calor e ela pode produzir por vários meses, dependendo das condições (fertilidade, espécie utilizada, temperatura).

 

EXPERIMENTANDO PIMENTA NAS RECEITAS

 

1 – Molho pesto com pimenta dedo de moça

 

Ingredientes

 

1 a 2 dentes de alho

1 ½ xícara (chá) de manjericão fresco (apenas as folhas)

3 colheres (sopa) de pinoli ou nozes

200 ml de azeite de oliva extra virgem

2 unidades de pimenta dedo de moça

Sal rosa do Himalaia a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Ferva 500 ml de água com um pouco de sal. Coloque as folhas de manjericão e deixe ferver por 1 minuto. Retire as folhas da água fervente e mergulhe-as imediatamente na água fria. Reserve.

2. Bata bem todos os ingredientes do molho no liquidificador (não precisa coar). Conserve na geladeira.

 

2- Mousse de alfarroba com pimenta

 

Ingredientes

 

1/2 abacate maduro médio

1/2 colher de alfarroba em pó

100 ml de água

1 colher de sopa de chia

5 unidades de pimenta dedo de moça

 

Modo de preparo

 

Deixe a chia de molho na água por cerca de 20 minutos.

Junte esta mistura e mais todos os ingredientes no liquidificador (somente 3 unidades de pimenta) e bata até ficar bem homogêneo e consistente.

Ponha em uma tigela e leve à geladeira por cerca de 2 horas.

Antes de servir, se quiser, decore com as duas pimentas que sobraram.

 

 

PIMENTA BIQUINHO (Capsicum Chinese)– de cor avermelhada, forma arredondada e com um biquinho (que lhe confere o nome), a pimenta biquinho não possui ardência, mas tem um aroma maravilhoso e um sabor característico das pimentas. Muito utilizada em saladas e como condimento para carnes e peixes. Tipicamente brasileira, e muito cultivada no sudeste do país, o ideal é cultivá-la no clima quente.

Receitas:

 

Filé com palmito

 

Ingredientes:

 

300 g de filé mignon picado em pedaços pequenos

01 alho amassado

200 g de palmito fresco picado em pedaços pequenos

100 g de pimenta biquinho

Sal rosa do Himalaia a gosto

Manjericão a gosto

Alecrim a gosto

 

Modo de preparo:

 

1 – Tempere o filé mignon com sal rosa do Himalaia e ervas (manjericão e alecrim)

2 – Em uma panela refogue o alho com um pouco de óleo de coco

3 – Acrescente o filé mignon e refogue normalmente, até ficar ao ponto.

4 – Cozinhe o palmito até ficar bem macio

5 – Na mesma panela que preparou o filé mignon, refogue o palmito aproveitando o sabor da carne que ficou no fundo da panela.

6 – Monte em uma travessa de vidro o filé mignon, o palmito e acrescente a pimenta biquinho.

7 – Sirva com arroz integral e salada.

 

Salada verde com pimenta

 

Ingredientes:

01 maço de rúcula

01 maço de radichio

½ repolho ralado

01 cenoura ralada

01 maço de aspargos frescos.

100 g de pimenta biquinho

50 ml de azeite extra virgem

 

Modo de preparo:

 

1 – amarre o maço de aspargos com barbante culinário e coloque–os em uma vasilha funda e estreita com água fervente e um pouco de sal rosa do Himalaia, cobrindo até ¾ dos aspargos e deixando as pontas de fora. Cozinhe por cerca de 5 a 9 minutos, dependendo da grossura dos aspargos. Retire os aspargos e corte as pontas mais grossas e duras, mais ou menos de 5 a 6 cm do pé para o meio. Experimente a dureza de cada aspargo com uma faca bem afiada ou com as mãos: onde cortar ou quebrar com facilidade está à divisão entre o macio e o duro. Faça pressão para cortar as partes duras até chegar à parte macia e descarte-as, pois são muito duras e fibrosas.

2 – lave bem a rúcula, o radichio e o repolho.

3 – monte a salada acrescentando todos os ingredientes e misturando bastante.

4 – regue com azeite e tempere com sal rosa do Himalaia a gosto

 

 

PIMENTA MALAGUETA (Capsicumfrutescens) –uma das mais picantes e mais conhecidas no Brasil. Mede em média 2cm e tem uma cor vermelha bem marcante. Muito utilizada em conservas e como condimento no preparo de peixes, acarajé, carnes e feijoadas. Quanto mais ardência tem a pimenta, maior a concentração de capsaicina. A pimenta malagueta também é fonte de aminoácidos e minerais, como fósforo, magnésio, potássio e cálcio, e é estimulante da digestão e do apetite. A melhor época para plantar é após as últimas frentes frias da primavera, por volta de outubro e novembro, e a colheita dependerá muito da evolução da pimenta.

 

Receita:

 

Robalo ao molho de manga com pimenta

 

Ingredientes

 

04 colheres (sopa) de óleo de coco.

1/2 xícara de cebola roxa cortada em cubos.

02 talos de salsão cortados em rodelas finas.

01 manga madura, mas firme, cortada em cubos.

sal rosa do himalaia a gosto.

1/3 de xícara de vinagre de maçã.

Suco de 1 limão.

01 pimenta-malagueta cortada em rodelas.

04 filés de robalo.

Ramos de alecrim para decorar.

 

Modo de preparo:

 

1 – Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e refogue a cebola e o salsão até a cebola começar a murchar.

2 – Adicione a manga, o sal, o vinagre, o suco de limão e a pimenta. Cozinhe por mais um minuto.

3 – Deixe esfriar e leve à geladeira por dez minutos.

4 – Enquanto isso, em outra frigideira, untada com óleo, grelhe o robalo por cinco minutos de cada lado ou até dourar.

5 – Sirva o peixe com colheradas do molho, decorado com alecrim, acompanhado de arroz integral e salada.

 

 

PIMENTA COMARI VERDADEIRA (Capsicum Baccatum) pequena e ovalada (média de 10 mm de comprimento), com aroma discreto e inconfundível, mas de sabor picante, a pimenta Comari verdadeira é nativa da mata brasileira. É no estado de São Paulo onde há a maior produção dessa espécie. Sua colheita é efetuada com a fruta ainda verde porque, apesar da forte pungência, é geralmente atacada por pássaros.

Seu consumo é mais comum no preparo de molhos e conservas, mas há quem a consuma ao natural, misturada ao bom feijão com arroz.

Tem uma variedade chamada Comari do Pará (Capsicum chinense), que apesar de ser muito semelhante na aparência, distingue muito no sabor e aroma.

 

Receita:

 

Azeite de Pimenta

 

Azeite de oliva extra virgem

2 dentes de alho picados

1 colher (chá) de suco de limão

4 pimentas comari verdadeira (caso aprecie muito a pungência, pode colocar mais pimenta).

 

Modo de preparo

1 – Retire as sementes e os talos das pimentas

2 – Doure o alho em um pouco de óleo de coco

3 – Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm

4 – Acrescente o alho dourado

5 – Despeje lentamente o azeite deixando-o penetrar entre as pimentas, até completar o pote

6 – Tampe bem firme

7 – Conserve em geladeira

 

 

PIMENTA TABASCO (Capsicum frutescens)– bastante suculenta, a pimenta tabasco é muito utilizada para a produção de molho. De origem mexicana, ficou famosa devido à produção de um molho de pimenta americano que leva seu nome.

Apresenta semelhança com a pimenta Caiena, mas são de espécies diferentes. Seu cultivo deve ser feito sob o sol. Tem coloração vermelha bem definida, mas até chegar a esse ponto passa pelas cores verde, amarela e laranja.

 

Receita:

 

Molho de pimenta tabasco

 

Ingredientes:

300 g de pimenta tabasco

01 litro de vinagre de vinho branco

01 colher (sopa) de noz moscada

01 dente de alho inteiro

03 colheres (sopa) de sal rosa do Himalaia

01 colher (sopa) de açúcar demerara.

 

Modo de preparo:

 

1 – Limpe as pimentas tirando os talos

2 – Em um liquidificador, bata aos pouco as pimentas com o vinagre de vinho branco até obter a textura de um molho

3 – Acrescente o alho e a noz moscada e bata por mais 03 minutos

4 – Acrescente o sal rosa do Himalaia e o açúcar demerara e bata por mais 05 minutos

5 – Coe em uma peneira de trama fina

6 – Armazene por 03 meses em um recipiente de vidro com tampa.

 

O problema da carne fraca no Brasil

carne fraca brasil

 

O problema da carne fraca no Brasil

 

Tradição alimentar, cultural, motivo de reunião de pessoas, forte peso nas exportações do Brasil, gera muitos empregos e projeta a imagem do país no exterior. Estamos falando da cadeia produtiva da carne.

A Carne e as tradições de consumo

Algumas regiões do Brasil tem uma ligação própria com a carne, como é o caso do churrasco no Rio Grande do Sul, pratos típicos são relevantes em diferentes outras partes do Brasil. Nossos avós diziam que calma e canja de galinha não fazem mal a ninguém. E quando uma coisa se tornou muito conhecida, dizem que virou “carne de vaca”.

A feijoada é outro caso emblemático do consumo de carne suína no país. Ou seja, o povo brasileiro além de consumir a carne criou outros laços com o consumo, a ocasião; e qualquer ocorrência com esse produto afeta toda a população.

Afeta em vários fatores, diretamente no organismo e também no ânimo das pessoas, no psicológico e nas relações sociais.

Possíveis reflexos para a saúde

O consumo de produtos de origem animal contaminados e/ou deteriorados podem acarretar inúmeros males à saúde humana. O excesso de hormônios, antibióticos e outros agentes químicos administrados nos rebanhos podem ocasionar disfunções em quem consome o produto final.

Além disso, problemas no abate, manipulação, armazenagem, transporte e exposição no ponto de venda podem comprometer a sanidade dos produtos e dar causa a muitas doenças nas pessoas.

As Condições de Higiene e Manipulação

As condições de higiene precisam estar presentes em toda a cadeia produtiva até o destino final no ponto de venda, o controle de qualidade é uma das condições básicas para tanto. Um problema é saber quem controla o que em quais momentos e situações. Precisamos rever os processos e assegurar melhores controles. O que é bem complicado, dada à complexidade da situação.

Doenças decorrentes do consumo e suas causas

As pessoas podem estar seguindo uma dieta bem direcionada, praticando exercícios regularmente e mesmo assim enfrentando problemas de saúde. Entre tantos motivos a causa pode ser o consumo de produtos alterados e também estragados. E a situação demonstra que é não fácil detectar tais acontecimentos. Portanto, uma questão de saúde pública fundamental.

Botulismo, infecção alimentar, diarreias, cânceres, anemia, disfunções metabólicas e outros males podem ter como causa principal ou secundária o consumo de carnes e derivados que foram produzidos com matéria-prima imprópria, adulterados na fabricação, armazenados de forma incorreta e transportados em condições fora do padrão. Isso sem contar que a higiene deve permear todo o processo.

Preparo x Qualidade do Produto

E precisamos lembrar que no preparo, seja ele qual for, não teremos condições de melhorar ou resgatar a qualidade do produto, ou seja, produto estragado continuará impróprio para o consumo, mesmo após cozimento e qualquer outro tipo de procedimento.

Momento de reflexão sobre o assunto e revisão de conceitos, procedimentos e controle de processo. Ou então: Hora de questionar tudo e recomeçar. A saúde pública já está bem golpeada e não precisa de mais stress.

 

COMO EMAGRECER? CONFIRA 5 DICAS BÁSICAS

imagem - post como emagrecer1

COMO EMAGRECER? CONFIRA 5 DICAS BÁSICAS

Estou acima do peso e quero emagrecer com saúde. Estou com problemas de saúde por causa do sobrepeso e quero perder peso rápido. Preciso emagrecer de vez e não sei o que fazer. Seja qual for o seu caso, uma dúvida é certa: como emagrecer com saúde e entrar em forma?

Dizem que para emagrecer não são necessárias fórmulas mágicas, dietas mirabolantes nada disso, na verdade basta apenas seguir algumas recomendações bem simples: consultar um médico especialista, motivação, alimentação adequada e atividade física regular.

TENHA UM PONTO DE PARTIDA

Um belo ponto de partida nada mais é do que ter uma boa motivação para querer emagrecer e tomar consciência da importância que a mudança no estilo de vida pode ter, da necessidade de ter um corpo mais saudável.

Vários fatores podem servir como ponto de partida, como por exemplo, a vontade de se reinventar, a busca por um estilo de vida mais saudável, o sentimento de bem estar físico e psicológico, aproveitar melhor os momentos em família ou mesmo poder brincar com os filhos com fôlego e disposição para acompanhar o ritmo dos pequenos, seja qual for a sua motivação defina o seu porquê e comece agora mesmo.

LIDANDO COM O EFEITO PLATÔ

Algumas pessoas que sofrem com o sobrepeso quando iniciam o tratamento para emagrecer podem sofrer de um efeito platô, ou seja, como a pessoa está com sobrepeso a perda de peso começa de forma até rápida e os quilos em excesso logo são eliminados, porém, é chegado um momento que essa perda de peso simplesmente “trava” não importa o que o indivíduo faça não consegue sair daquela faixa de peso em que se encontra esse é o efeito platô. E como resolver isso? Essa é a hora que a ajuda de um médico especialista é extremamente importante e irá te ajudar a superar essa fase de forma mais amena e principalmente a seguir em frente.

OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR

No caso específico de quem tem uma grande perda de peso, ocorre a flacidez deixando um aparente aspecto de excesso de pele, para minimizar isso é recomendada a prática de atividade física durante todo o processo de emagrecimento sempre com o acompanhamento do médico especialista que ainda poderá indicar outras ações para suavizar os efeitos do processo.

 

AS 5 DICAS BÁSICAS

1. POR QUE EMAGRECER?

Como dissemos no início do texto defina o ponto de partida, a sua motivação.   Cada pessoa terá uma razão muito forte para começar, o seu pensamento deve ultrapassar só um corpo bonito e esbelto, busque desfrutar uma vida saudável.

2. A BALANÇA SOZINHA NÃO DETERMINA O SEU ESTADO DE SAÚDE

O seu estado de saúde é determinado por diversos fatores. O peso corporal é um deles, o médico especialista irá acompanhar de perto a perda do excesso de peso juntamente com o andamento de outros indicadores. O importante é obter um equilíbrio ideal entre corpo e organismo.

3. DEFINA OBJETIVOS ATINGÍVEIS

Tenha metas! Elas são os desdobramentos de objetivos. Seu objetivo de ter uma vida saudável com peso ideal vai ser alcançado por meio de várias metas. O estabelecimento delas será desenhado juntamente om o Médico Especialista. Não é uma corrida solitária de 100 metros, é muito mais que isso, é um trabalho de equipe.

4. APRENDA A SE ALIMENTAR CORRETAMENTE

Quando nos dispomos a mudar nossa vida, buscar uma existência mais feliz e saudável, precisamos pensar em novas formas de encarar muitas coisas, entre elas a nossa alimentação. Refletir sobre os hábitos e costumes, nossa rotina de vida. Construir um jeito novo de se alimentar, encarar com vontade e otimismo as mudanças e contar com a ajuda do médico especialista, que estará próximo de você e vai indicar os melhores caminhos. Você escolheu melhorar de vida e vai conseguir.

5 . PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA INDICADAPARA VOCÊ

Alcançar e manter uma vida saudável é um processo contínuo, uma caminhada que conta com a sua determinação e também com o auxílio técnico de especialistas. O Médico Nutrologo vai indicar a melhor dieta, baseado num diagnóstico e na expectativa dos resultados que você espera atingir. Também podem contribuir para o seu sucesso fisioterapia e prática regular de exercícios físicos direcionados para o seu caso.

O leite materno

imagem - post leite materno

O leite materno

O leite materno é um alimento muito completo e essencial para o desenvolvimento do bebê.

Na gestação a mulher aumenta a produção de prolactina, hormônio que estimula a produção do leite materno.O colostro é considerado como um “pré-leite”muito rico em proteínas. A partir do terceiro dia após o nascimento é que o leite materno começa a ficar disponível ao bebê.

A composição do leite materno muda ao longo do tempo de amamentação, ou seja, existe uma adaptação para satisfazer às necessidades do bebê.

Até os seis meses de idade a lactância materna é vital para a saúde do bebê, e deve continuar por mais tempo, sendo que o leite materno vai ser um ótimo complemento para a dieta do bebê, quando começar a ingestão de outros alimentos.

Outro ponto importante é sempre que possível, o bebê se alimentar até esvaziar a mama, pois durante a mamada ele absorve diferentes nutrientes em cada etapa.

Os benefícios de se alimentar com leite materno são inúmeros para o bebê. O consumo de leite materno vai protegê-lo de infecções gastrointestinais, diminuindo o risco de morrer em função de diarreia e outras infeções. O leite materno é rico em fatores bioativos, proteínas que atuam na estimulação do sistema imunológico, anticorpos. etc.

A criança que foi alimentada com leite materno vai apresentar um risco menor para obesidade, diabetes tipo 2 e contar com melhor e mais eficiente sistema imunológico.

As mães precisam ficar atentas à sua alimentação, visto que caso haja ingestão de alimentos prejudiciais e nocivos, potencialmente os agentes contidos nesses alimentos podem contaminar o leite a ser consumido pelo bebê.

Amamentar ainda vai ajudar na prevenção câncer de mama e reforçar os vínculos entre mãe e bebê.

Então, é preciso pensar na boa alimentação da mamãe desde o início da gestação para garantir ao bebê as melhores condições. Todos ganham com isso.

Dia internacional da mulher

imagem dia internacional da mulher1

Dia Internacional da Mulher

08 de Março é um dia especial para todos nós. Dia de celebração.

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial e precisamos refletir sobre a condição feminina.

A figura feminina está presente em todas as situações do cotidiano. A Mulher assume diversos papéis sociais e contribui sobremaneira para a melhoria de condição de vida, prescindir do capital humano das mulheres é um erro terrível em qualquer tipo de sociedade.

As mulheres atuam em diversas atividades e via de regra são sobrecarregadas, a dita dupla jornada é uma realidade para grande parte delas.

O questionamento é: como conciliar múltiplas tarefas, tempo exíguo e cobranças contínuas de diversos lados?

Protelar os exames periódicos,  deixar de se consultar regularmente, pular refeições em nome da pressa e outras atitudes desse tipo desgastam a saúde e propiciam condições para uma baixa qualidade de vida. Chega um momento em que a mulher procedendo dessa forma fica estranha a si mesma, acaba se descuidando e pode deixar de compartilhar bons momentos por falta de vitalidade.

A Mulher precisa de um tempo para ela, respeitar os limites, se cuidar cada vez mais, não ser surpreendida com notícias ruins por falta de cuidado consigo mesma.

Então, por uma vida mais harmoniosa, equilibrada, saudável e rica em todos os sentidos, as mulheres merecem uma atenção especial. Sendo fortes, brilhantes, lutadoras; não deixam de ser sensíveis, amorosas e dedicadas.

Comemorar é muito bom, melhorar as condições de vida das mulheres é um desafio ainda muito grande, então vamos todos contribuir para que a cada ano surjam fatos positivos e a comemoração seja cada vez mais próxima de uma situação ideal. Todos vão ganhar com isso.

Nosso dia, nosso tempo, nossa vida…não podemos desperdiçar, vamos comemorar!

Desintoxicação alimentar | sucos para desintoxicar o organismo e emagrecer

Sucos para desintoxicar o organismo e emagrecer

Saiba como os sucos desintoxicantes ajudam a reduzir o inchaço e tem um papel importante no processo de emagrecimento. Confira 7 receitas de suco detox saborosas e fáceis de preparar que ajudam a eliminar toxinas prejudiciais ao organismo.

Glasses with fresh vegetable juices isolated on white

 

Entre outros benefícios dos sucos detox estão o de auxiliar no processo de emagrecimento, melhorar o funcionamento do intestino, reforçar o sistema imunológico e deixar o corpo mais hidratado.

Por que a detoxificação é importante

Eliminar as toxinas do organismo é importante porque elas impedem o emagrecimento, por essa razão que o consumo dessas bebidas é tão importante. Além das toxinas, eles ajudam a eliminar os excessos de alimentos gordurosos, industrializados, ricos em açúcar, dentre outros prejudiciais à saúde e boa forma. São altamente diuréticos, fazendo uma verdadeira “faxina” em nosso corpo.

Suco detox para que serve

O principal objetivo do Suco Detox é fazer uma faxina no sistema hepático. A combinação de alimentos em sua composição permite a ela fazer a chamada detoxificação, que foi logo abreviado para a pequena e simples palavra “detox.

Suco detox beneficios

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios do suco detox:

  • Reduz os sintomas de enxaqueca
  • Melhora o sistema digestivo
  • Mudança de hábitos
  • Prático e versátil
  • Reduz o edema
  • Auxilia no emagrecimento
  • Aumenta o metabolismo
  • Maior sensação de saciedade
  • Efeito termogênico
 Suco detox receita para emagrecer

Suco Fresco do Mediterrâneo

Ingredientes

  • ½ beterraba
  • ½ xícara de chá de erva doce picada
  • 1 xícara de chá de água
  • 2 maçãs vermelhas
  • Açucar de coco

Modo de fazer

 Bata tudo no liquidificador ou passe na centrífuga.
 Acrescente gelo e adoce caso seja necessário.
 Você pode substituir a água pela água de coco.

Suco Detox de Beterraba com Laranja

Ingredientes

Suco de 1 laranja

  • 1 cenoura picada sem a casca
  • 1 beterraba picada sem a casca
  • 150 ml de água
  • Gengibre a gosto

Modo de fazer

 Basta bater todos os ingredientes no liquidificador.
 Se quiser pode coar, mas parte das fibras são desperdiçadas.

Suco Detox de Pitaya

Ingredientes

  • 1 pitaya roxa
  • ½ beterraba
  • 1 talo de salsão
  • ½ limão espremido
  • 1 copo de água de coco
  • Gengibre a gosto

Modo de fazer

1° Passe a beterraba na centrífuga para facilitar o preparo do suco.
2° Depois, junte o suco de beterraba no liquidificador e acrescente os outros ingredientes.
3° Bata tudo e já está pronto para consumir.

Se você gostou da ideia, seguem receitas de alguns desses sucos deliciosos e refrescantes para que você possa preparar.

Suco detox de cenoura e maçã

Ingredientes

  • ½ cenoura

  • 1 maçã

  • ½ pepino

  • 1 colher (de sopa) de Chia

  • 200 ml de água de coco

  • 1 folha de couve

  • Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Se houver necessidade, coe.

Suco detox com toque de gengibre

Ingredientes

  • 200 ml de suco de uva (integral)

  • 1 limão com casca

  • Gengibre a gosto

  • Canela a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Se houver necessidade, coe.

Suco detox digestivo

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de abacaxi em cubos

  • 1 cenoura

  • 1 xícara (de chá) de talos de erva doce

  • 1 suco de limão e raspas da sua casca

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água filtrada ou então, água de coco. Se desejar deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar ou adoçantes.

Suco redutor de medidas

Ingredientes

  • 1 ameixa-preta seca

  • 2 fatias de abacaxi

  • 3 folhas de hortelã

  • 200 ml de água de coco

  • 1 colher (de sopa) de semente de linhaça dourada

Modo de preparo

Deixe a ameixa por oito horas na água dentro da geladeira, para hidratá-la. Junte-a aos outros ingredientes e bata tudo no liquidificador. Beba tudo imediatamente, sem coar.

Acesse no blog emagrecacomsaude.blog.omb100.com e confira mais dicas e receitas saudáveis!

Publicidade

Top