Planejamento de carreira: o que é e como criar

Traçar metas e organizar objetivos profissionais: peças-chave para o sucesso no mercado e na vida pessoal

Por Caderno Educação

27/06/2017 às 08:50hs - Atualizada 27/06/2017 às 08:50hs

Durante muito tempo, o mercado de trabalho caracterizou-se por um modelo tradicionalista, em que as pessoas inseridas no padrão mercadológico eram movidas apenas de acordo com as oportunidades que surgiam.

Este contexto quase não favorecia o desenvolvimento de carreiras com foco em estratégias individuais. Pelo contrário: a tendência era gerar estabilidade, em vez de amadurecimento. Por consequência, crescimento profissional, mas não direcionado pelo próprio trabalhador.

O plano de carreira é essencial para conquistar objetivos tanto profissionais, quanto pessoais

No entanto, este cenário mudou. Atualmente, o mercado se mostra mais competitivo e, portanto, dinâmico e diversificado, com a possibilidade de construção da carreira com o profissional sendo protagonista da sua própria história.

Nesta circunstância, torna-se importante o indivíduo planejar as metas, os objetivos e toda sua trajetória dentro do mercado de trabalho. Pensar em planejamento de carreira, portanto, transformou-se em uma necessidade para obter o tão esperado sucesso profissional.

Como planejar

A construção de um planejamento de carreira requer organizações de diversas atividades que serão

O planejamento de carreira estabelece os próximos passos para o seu desenvolvimento profissional.

desenvolvidas de acordo com prazos estipulados pela própria pessoa.

No plano, é importante destacar o estado profissional em que o cidadão se encontra e onde ele almeja chegar.Traçar metas com ênfase no que é preciso aprender, adquirir e mudar é também um estratagema para se alcançar resultados satisfatórios.

O planejamento de carreira exige, portanto:

O conteúdo continua após o anúncio

– que o profissional saiba onde está e onde quer deseja chegar;

– autoconhecimento;

– conhecimento do mercado;

– estabelecimento de estratégias

– gerenciamento (monitoramento do plano)

A gerente nacional de carreiras do Ibemec, Fernanda Schröder Gonçalves, explica a importância do planejamento de carreira e o que um indivíduo precisa levar em consideração para tornar-se o gestor da própria profissão.


Todas essas informações reunidas levam ao plano de carreira, que deve nortear o desenvolvimento profissional.

A pessoa que aprende a gerir a própria trajetória de trabalho em um mercado tão competitivo e em constante transformação tem mais chances de se recriar, atribuir novas responsabilidades e planejar seu futuro com resultados positivos.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia