Publicidade

07 de Julho de 2011 - 07:00

Versão mais apimentada do Fiat 500C ultrapassa os 200 km/h

Por Túlio Moreira - Auto Press

Compartilhar
 

Pequenas joias do mercado automobilístico europeu não têm mesmo vez no Brasil. Enquanto a versão mexicana _ isenta dos tributos de importação _ do Fiat 500 não chega para tornar o preço do subcompacto mais atraente, os europeus já podem experimentar uma versão preparada do modelo: o Abarth 500C Competizione. Arquitetada pela Abarth, divisão de modelos de competição da Fiat, cujo emblema é um escorpião, a versão esportiva e conversível do compacto é vendida na Itália por 27.300 euros _ cerca de R$ 61.500. O preço é quase seis mil euros _ ou R$ 13.500 _ maior que a versão de topo do 500C vendida por lá.

A Abarth é uma marca austríaca que fez carreira nos anos 1950 e 1960 ao preparar carros de corrida que despontaram em diversas categorias da alta velocidade. Nos anos 1970, foi adquirida pela Fiat e passou a construir versões de competição. Foi abandonada por um tempo mas, nos últimos anos, a Fiat decidiu reativar a marca com edições esportivas de seus modelos _ como Stilo Abarth e Grande Punto Abarth. O pequeno 500C com a insígnia do escorpião ficou famoso depois que um empresário chinês encomendou uma unidade com detalhes em ouro e diamante, que ultrapassou o valor de R$ 1 milhão. Na versão Competizione, o foco é a potência e a velocidade.

O conversível é equipado com motor 1.4 litro 16V Turbo T-Jet MTA com quatro cilindros em linha, capaz de desenvolver 140 cv a cinco mil rpm e torque de 18,4 kgfm a três mil rpm _ isso para um carrinho de apenas 930 kg. O turbo tem ainda a função overboost que eleva o torque a 21 kgfm a três mil giros por alguns segundos. Para dar uma ideia, a versão mais potente do Fiat 500C, equipada com o mesmo motor 1.4 litro 16V, mas sem turbo, desenvolve 100 cv a seis mil rpm e 13,4 kgfm de torque a 4.250 giros. A velocidade máxima do conversível é de 205 km/h. A Abarth garante que o pequeno esportivo sai da inércia aos 100 km/h em 8,1 segundos.

Equipado de série com a caixa de cinco velocidades sequencial Competizione, o conversível pode ser conduzido nas opções automática e manual _ ambas disponíveis com o modo Sport, que tanto modifica o tempo de mudança das marchas quanto habilita o overboost _ recurso que também está disponível no recém-lançado Bravo T-Jet. Quando utilizado, o sistema modifica a configuração da injeção eletrônica do motor e a pressão do turbo.

Para melhorar a performance do esportivo, a Abarth também providenciou mudanças na carroceria, como o spoiler traseiro. Mas além de distribuir o fluxo de ar de forma mais eficaz, ele também minimiza a turbulência quando o veículo roda com a capota aberta, que tem acionamento elétrico. A identidade do Abarth 500C também é caracterizada por duas saídas de escape integradas ao difusor traseiro, as minissaias laterais e os frisos cromados _ sem contar o logotipo do escorpião na altura das maçanetas. A versão envenenada do 500C também pode ser encomendada com pintura bicolor: preto Scorpione e branco, e cinzento Pista e cinzento Campovolo.

Outros itens que fazem parte do esportivo são sensores de estacionamento, sistema de som com comandos no volante, freios ABS e controle de estabilidade.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?