Publicidade

19 de Junho de 2014 - 06:00

Por AUGUSTO PALADINO

Compartilhar
 

ALMA ELÉTRICA

Enquanto a segunda geração do Kia Soul é aguardada ainda este mês no Brasil, a marca coreana deu início à produção da variante totalmente elétrica do crossover. Inicialmente serão construídas cinco mil unidades destinadas à Europa - no segundo semestre - e depois aos Estados Unidos. O Soul EV é equipado com um motor elétrico capaz de gerar 109 cv. A autonomia máxima é de 212 km entre cargas.


MIL RAZÕES

A McLaren se prepara para produzir um superesportivo bem especial. A ideia é criar uma versão ainda mais apimentada do híbrido P1 e calibrá-la para que passe de 1.000 cv de potência. O carro já tem nome: P1 GTR, como uma forma de homenagem à lendária versão F1 GTR. A estimativa é de que cada unidade custe cerca de 1,9 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 7,2 milhões. Ainda sem informação oficial sobre o número de unidades que serão fabricadas, a McLaren só garante que se trata de uma série extremamente limitada.


TOMATES

- A Ford e a fabricante de ketchup Heinz - que pertence à brasileira 3G Capital - estabeleceram uma parceria inusitada. As duas gigantes vão desenvolver materiais sustentáveis à base de fibras de tomate para a produção de autopeças. A Ford usaria parte das cascas, caules e sementes dos mais de dois milhões de toneladas de tomates que a Heinz consome anualmente na produção do ketchup. Braçadeiras para fios e porta-objetos, por exemplo, podem ser feitos a partir dessa fibra.


DESCE

A redução de 11,7% nas vendas de automóveis fizeram o Brasil perder uma posição no ranking mundial. De acordo com um relatório da Jato Dynamics do Brasil, em abril, o mercado brasileiro foi para a quinta posição, empurrado pela Alemanha - no acumulado de janeiro a abril, o Brasil ainda se mantém em quarto lugar. A China conservou a lidera rança e teve crescimento de 5,1% em relação a abril de 2013. Em seguida vêm Estados Unidos, que cresceram 7,9%, e Japão.


DIABO NEGRO

A Ducati trouxe ao Brasil uma nova versão da "musculosa" de sua moto mais famosa. A Diavel Dark desembarca por aqui com o valor de R$ 62.900 e traz um visual todo em preto fosco, com um exclusivo painel digital colorido e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneu Pirelli Diablo Rosso. O motor é o Testastretta 11° de dois cilindros em L e 1.198 cc. São 162 cv e 13 kgfm de torque. O conjunto consegue levar a Diavel a 100 km/h em 3,1 segundos e superar os 250 km/h com facilidade. Ou seja: idêntico ao da Carbon, que usa materiais mais leves, como fibra de carbono, e pesa 205 kg, 5 kg a menos que a Dark.


RECALL

- Uma fornada de Chevrolet Camaro está sendo chamada de volta às concessionárias. A marca norte-americana encontrou um defeito na conexão dos terminais do airbag e convocou 39 unidades para um recall. Os carros afetados foram fabricados entre 19 de janeiro e 17 de maio de 2012, com números de chassis de C9168246 a C9206504. A solução é a substituição do conector do chicote. O processo leva 40 minutos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 702 4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br.


DOWNSIZING

A Mercedes-Benz revelou com que motor vai equipar o AMG GT, modelo que sucede o SLS e será mostrado no Salão de Paris, em outubro. Na era do downsizing, a divisão esportiva da marca alemã vai instalar um propulsor V8 4.0 litros biturbo de 510 cv e 66 kgfm, com apenas 209 kg de peso. Ele vai ocupar o lugar do atual V8 6.2 litros aspirado de 507 cv e 63,4 kgfm que está sob o capô da SLS e também deve equipar o próximo C63 AMG.


LIBERA GERAL

- A Tesla desistiu de registrar suas invenções. A ideia é que, com as patentes liberadas, outras empresas possam entrar no ramo de elétricos e, assim, diminuir gradativamente as emissões de poluentes. Sobre o futuro da marca, não existe receio de prejuízos com a medida. De acordo com o "chefão" Elon Musk, os programas de carros elétricos das outras marcas são pequenos - quando não inexistentes. Além disso, acredita-se que a iniciativa motivará os engenheiros da Tesla a desenvolverem cada vez mais novas tecnologias.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está evitando contrair dívidas maiores em função da situação econômica do país?