Publicidade

22 de Março de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Neste sábado (22) é comemorado o Dia Mundial da Água e, para a tranquilidade dos juiz-foranos, o abastecimento está normalizado na cidade. No mês passado, durante duas semanas, o risco de desabastecimento fez com que a Cesama adotasse um sistema de rodízio no fornecimento em quase toda a cidade. "A Represa de São Pedro está com 94% do volume total, a Doutor João Penido com 70%, e o manancial Ribeirão do Espírito Santo está satisfatório", afirma o assessor ambiental da Cesama, Paulo Valverde. Apesar de o volume de chuva ainda estar baixo, a situação é considerada sob controle.

Em relação aos trabalhos na Represa de Chapéu D'Uvas, a previsão é de que terminem no mês de julho. "Falta um quilômetro de passagem de tubulações, que é o trecho mais difícil de travessia," afirma Valverde. Segundo ele, mesmo com o início das atividades da nova barragem, será mantida a captação na Represa Doutor João Penido, que hoje atende a 50% do município. O manancial Ribeirão do Espírito Santo, responsável por 40% do abastecimento, terá sua operacionalidade reduzida. Já a Represa de São Pedro, que atende 8% da população, será desativada até o final deste ano.

Além da implantação da nova adutora, a Cesama mantém a ampliação da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA-CDI). Além disso, está em andamento a construção da estação de bombeamento (booster) para a terceira adutora, em fase final de execução. Também seguem as obras da Adutora de São Pedro, que deve conduzir a água do Bairro Caiçaras até o sistema de abastecimento da Cidade Alta.

Mudas

A Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA-JF), em parceria com a 4ªCia PM Ind Mat, e participação de instituições de ensino, realiza neste sábado, às 10h, um evento na ponte em frente à Mata do Krambek, São Dimas. Além da distribuição de mudas e panfletos, será feito um mutirão de limpeza às margens do Rio.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você leva em consideração a escolaridade do candidato na hora de votar?