Publicidade

07 de Maio de 2014 - 07:00

Por Guilherme Areas

Compartilhar
 

Discutir estratégias para esclarecer os direitos dos idosos e fortalecer as políticas voltadas para este segmento etário é o objetivo da reunião que acontece nesta quarta-feira (7), às 9h, na Casa do Conselho (Rua Halfeld 450 - Centro). O debate deve reunir representantes do Poder Público e é aberto a todos os interessados, integrando a programação especial em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, que será celebrado na próxima sexta-feira. As atividades são desenvolvidas pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e pelo Centro de Convivência do Idoso. O debate de hoje tem parceria da Secretaria de Governo do município.

Na ocasião, será realizada a dinâmica "Varal de reflexões", na qual os participantes poderão escrever textos com argumentações sobre os cidadãos da terceira idade, discutindo como são vistos pela sociedade e apontando como ocorre o envelhecimento na cidade. O material será pendurado em um varal, que ficará em exposição até a sexta-feira no auditório da unidade.

Já na quinta-feira será realizado um debate ao vivo na Rádio Solar, das 11h ao meio-dia, com a presença da fisioterapeuta e gerontóloga, Claudia Soares dos Santos, e da assistente social e professora Regina Garcia, presidente do CMDI. No mesmo dia, o Centro de Convivência do Idoso promove o Baile do Pró-Idoso, a partir das 14h30.

Para sexta-feira, foi programada ginástica ao ar livre no Parque Halfeld, a partir das 8h. Posteriormente, acontece uma passeata com faixas e cartazes pelo Calçadão da Halfeld. Durante todo o dia, quatro supermercados de Juiz de Fora passarão por uma blitz que vai verificar o cumprimento de leis de proteção aos idosos. A ação, de caráter orientativo, será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal, em parceria com órgãos municipais. Entre os pontos a serem verificados estão a manutenção de filas prioritárias nos caixas, placas indicativas dessa prioridade e vagas de estacionamento restritas a clientes da terceira idade.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?