Publicidade

13 de Dezembro de 2013 - 11:22

Por Tribuna

Compartilhar
 
Ele chegou em um veículo do Corpo de Bombeiros
Ele chegou em um veículo do Corpo de Bombeiros

Atualizada às 18h40

Alunos da Escola Estadual Maria das Dores de Souza, no Centro, receberam, na manhã desta sexta-feira (13), a visita do Papai Noel. O bom velhinho chegou em um veículo do Corpo de Bombeiros e, imediatamente, foi cercado pelos estudantes, que o receberam com muita simpatia. "Para nós é um momento de felicidade, pois, para muitos dos nossos alunos, esse é o momento do Natal, já que não contam com a comemoração em casa. Eles aguardam por isso durante todo o ano. A satisfação pode ser comprovada na carinha de alegria de cada um deles", destacou a diretora da escola, Rosângela de Fátima Teixeira da Silva, acrescentando que o colégio atende a 162 alunos com necessidades especiais, oferecendo o ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, policias Militar, Civil e Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército e Correios e foi idealizada pelo radialista William Boy há dez anos. Segundo ele, as cartas enviadas aos Correios pelos alunos da escola e da Apae, que o Papai Noel visita no período da tarde, foram recolhidas, para a compra de presentes. Ao todo, conforme ele, 400 cartas foram atendidas. "Depois que a gente recolhe as cartas, fazemos a lista de presentes e fazemos a captação de dinheiro com amigos, para poder comprá-los. Esse ano arrecadamos R$ 15 mil", afirmou William, lembrando que a maioria dos pedidos dos alunos tem a ver com material escolar, roupas, tênis e brinquedos. "Para mim é uma emoção muito grande. Há um mês e duas semanas começamos a trabalhar nessa iniciativa, que só é possível por meio dos parceiros, inclusive com a ajuda da imprensa. É muito bom participar disso! Para as crianças, o veículo dos bombeiros é trenó do Papai Noel e os policiais são seus seguranças. É uma fantasia que só faz bem."

Apesar de participar da promoção há dez anos, Rangel Costa Sobrinho, 48, que encarna a figura do Noel, não deixa de se encantar. "É emocionante saber que podemos fazer um pouco para quem precisa. Já são dez anos e é uma emoção diferente a cada Natal."

 

 

Escola terá EJA a partir de 2014

 

Também nesta sexta-feira, a diretora da Escola Estadual Maria das Dores Souza, Rosângela de Fátima Teixeira, anunciou que, partir de 2014, a instituição contará com o ensino de jovens e adultos (EJA). "A partir de agora, os alunos poderão realizar do sexto ao nono ano do ensino fundamental em três anos, dentro da escola." Em setembro, a Tribuna mostrou que pais dos estudantes da instituição estavam receosos devido à resolução número 7 do Conselho Nacional de Educação de 2010, que põe fim à repetência no país para alunos entre o primeiro e o quinto ano. Com isso, crianças não poderiam mais ficar nas escolas especiais públicas, precisando seguir para a rede regular. 

"A preocupação dos pais é de que os alunos saíssem da nossa escola e não se adaptassem às outras instituições. Como não tínhamos a continuação das séries, pedimos para que fosse inserido o EJA, que será realizado de forma diferenciada para eles", explica. A diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora, Mônica Oliveira, acrescenta que o recurso foi colocado no plano de atendimento para 2014 diante à solicitação dos pais. O procedimento foi analisado pela Secretaria de Estado de Educação, que o considerou viável. "Vamos elaborar propostas e regimento para o acréscimo, que será regularizado através de portaria para o ano que vem."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?