Publicidade

10 de Junho de 2014 - 10:39

Por Tribuna

Compartilhar
 

A UFJF por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), firmou um acordo de intercâmbio para os estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII. A mobilidade internacional ocorrerá com o colégio dinamarquês Mariagerfjorg Gymnasium. A previsão é de que em agosto já aconteça a primeira seleção para dez alunos, os quais obterão uma bolsa de estudos da UFJF, para auxiliar nas despesas.

Já os estudantes dinamarqueses, segundo o diretor de ensino do colégio, José Luiz Lacerda, devem chegar em Juiz de Fora no mês de fevereiro. A estimativa é de que sejam 30 alunos.

A temporada de estudos deve durar de três semanas a 12 meses. Além disso, pelo menos um professor será designado para acompanhar os estudantes no exterior. Todos serão alojados em casas de família, as quais oferecerão alojamento e alimentação.

Os alunos selecionados devem ter no mínimo 16 anos, além de possuir bom desempenho acadêmico, sem reprovações durante toda sua vida de estudos, e ainda proficiência no idioma exigido pela instituição anfitriã, o inglês.

De acordo com a assessoria da UFJF, o primeiro contato entre as instituições aconteceu em abril, quando uma delegação do colégio dinamarquês visitou a UFJF e o João XXIII para avaliar instalações e negociar um possível acordo. Segundo o diretor de ensino, durante o encontro, houve uma conversa em inglês com os alunos do João XXIII e os dinamarqueses ficaram impressionados com a desenvoltura dos estudantes e a estrutura do colégio. Ainda de acordo com ele, os representantes do Mariagerfjorg Gymnasium têm como objetivo uma maior aproximação com o Brasil e a sua cultura da diversidade, sendo considerada por eles como o futuro da humanidade.

A parceria com o Mariagerfjorg Gymnasium é o sétimo convênio internacional firmado pela UFJF em 2014, sendo vista por Lacerda como uma grande oportunidade de troca de informações acadêmicas para alunos e professores. Conforme dados da assessoria da universidade, a UFJF mantém atualmente um total de 121 acordos estabelecidos diretamente com instituições estrangeiras, envolvendo 19 países.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o subsídio do Governo vai alavancar a aviação regional?