Publicidade

25 de Janeiro de 2014 - 07:00

Entre as novidades, está a adoção de rotativo no período noturno no Alto dos Passos e em São Mateus

Por Eduardo Valente

Compartilhar
 

Juiz de Fora terá mais 1.412 vagas de Área Azul, sendo 1.012 para carros e outras 400 para motocicletas. A expansão do estacionamento rotativo no município estará incluída no edital que a Settra pretende publicar, no início do próximo mês, com o objetivo de escolher a nova empresa que vai operar o serviço na cidade. A previsão é de que as novas vagas estejam em funcionamento entre junho e agosto deste ano nos bairros Alto dos Passos, Benfica, São Pedro, Santa Terezinha, além de ampliação no Centro. No caso do Alto dos Passos, serão 332 vagas, que vão funcionar durante o dia e no período noturno, com cobrança até meia-noite. O mesmo ocorrerá no Bairro São Mateus, em ruas onde o serviço já existe, com 227 vagas. A divisão nas outras regiões ainda não está definida.

Atualmente Juiz de Fora possui 1.600 vagas de rotativo, distribuídas entre os bairros Granbery e Santa Helena, na região Central, São Mateus, na Zona Sul, Manoel Honório, na Leste, e Fábrica, na Norte, além do Centro. No Alto dos Passos, o estacionamento rotativo pago estará presente em oito ruas (ver mapa). Elas foram selecionadas a partir de demandas apresentadas pelos moradores e também por comerciantes. Um dos principais objetivos é enfraquecer a ação dos guardadores irregulares de automóveis, conhecidos como flanelinhas. Esta situação, inclusive, foi debatida na manhã desta sexta-feira (24) em reunião com representantes dos poderes Executivo e Legislativo à comunidade da Zona Sul. Na ocasião, o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa Neto, apresentou a "matriz operacional" de um plano que pretende coibir a ação irregular destes profissionais na região. Entre as ações previstas estão a reinserção escolar dos guardadores de veículos, o acesso deles ao ensino técnico e emprego (Pronatec) e o de inclusão de jovens (ProJovem). Aqueles com problemas de dependência química serão encaminhados à unidade de atenção primária à saúde (Uaps).

De acordo com a comerciante Carla Simone Pires da Silva, que faz parte da diretoria regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o anúncio é visto como uma vitória da categoria. "Foi um pedido da própria Abrasel e seus associados. Esta demanda é apresentada desde a administração passada. Isso terá um reflexo positivo, principalmente em relação aos flanelinhas, mas ainda esperamos uma ampliação deste horário noturno apresentado", comentou.

 

Valor reajustado

Outra situação que ainda não está definida é quanto ao valor que será cobrado pelo serviço noturno, já que inclusive o diurno sofrerá alterações após a contratação da nova empresa. Segundo a subsecretária operacional de Transporte e Trânsito, Iza Machado, o novo custo ainda está sendo estudado pela Settra, visto que o valor atual de R$ 1 (para 90 ou 120 minutos, dependendo da localidade) é considerado defasado. "Isso vai depender muito do novo modelo que será apresentado", informou, lembrando que a proposta inicial é de informatizar o estacionamento rotativo pago no município. A intenção é que os atuais bilhetes de papel sejam substituídos pela compra via cartão de crédito, em smarthphones, ou por meio de parquímetros, que seriam instalados nas ruas. Nos próximos dias, Iza e o titular da Settra Rodrigo Tortoriello visitarão uma cidade, no Estado de São Paulo, onde a informatização foi feita. O objetivo é escolher o modelo mais adequado ao município antes que o edital seja publicado, embora o termo de referência já esteja pronto.

A atual licitação pública entre a Prefeitura e a empresa que explora o serviço venceu em 22 de novembro e foi prorrogada por mais seis meses. Este foi o tempo que a Settra pediu para estudar o aperfeiçoamento da Área Azul. Por isso, a previsão é de que a nova firma comece a operar entre junho e agosto, visto que o processo licitatório pode sofrer atrasos em caso de questionamentos de empresas derrotadas no pregão.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?