Publicidade

27 de Fevereiro de 2014 - 11:36

Por Tribuna

Compartilhar
 
Direcionadores de fluxo foram instalados na Benjamin
Direcionadores de fluxo foram instalados na Benjamin

Atualizada às 20h30

O homem de 51 anos que havia ficado gravemente ferido ao ser atropelado por uma composição férrea, na manhã do dia 18, faleceu no final da noite desta quarta-feira (26) no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. O acidente aconteceu na passagem de nível do Bairro Democrata, próximo ao Museu Mariano Procópio, Zona Nordeste. Conforme a PM informou na época, Robert José de Souza tentou cruzar a via férrea quando foi atingido pela composição, formada por duas locomotivas e dez vagões. Após o impacto, o pedestre foi arremessado e caiu a quase dez metros do local em que foi atropelado. Ele sofreu hemorragia intracraniana, fraturas na coluna cervical, perna esquerda, pélvis e costela. No dia do atropelamento, o homem chegou a passar por cirurgia e permaneceu sedado no CTI, em estado grave. 

A MRS Logística informou que a passagem de nível onde aconteceu o atropelamento tem boas condições de visibilidade, possui placas de sinalização e direcionador de fluxo, que obriga os pedestres a olharem para os dois lados antes da travessia. Além disso, conforme nota da concessionária, todos os procedimentos de segurança foram observados. As luzes da locomotiva estavam acesas, a buzina foi acionada diversas vezes e a composição trafegava a 27 km/h, em um trecho com velocidade máxima de 30 km/h. O freio de emergência também foi acionado. 

 

Dispositivo

Com o intuito de diminuir os acidentes, a passagem de nível da Rua Benjamin Constant está recebendo direcionadores de fluxo. A previsão é de que a instalação dos dispositivos termine hoje. A travessia foi a que registrou maior número de ocorrências no ano passado, quando, conforme a MRS Logística, foram registrados 12 atropelamentos e dois casos de suicídio no trecho da linha férrea que corta Juiz de Fora, além de dois abalroamentos. A sede de segurança da concessionária também será transferida da Zona Norte para a Benjamin Constant, e um funcionário ficará no local de segunda a sexta-feira, principalmente nos horários de pico de pedestres e de maior circulação de composições. 

Em 2013, Juiz de Fora foi a cidade com maior número de atropelamentos e abalroamentos, considerando municípios que são cortados pela malha ferroviária. Imprudência, pressa, uso de álcool e drogas foram consideradas as principais causas das ocorrências registradas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você confia nas pesquisas eleitorais?