Publicidade

24 de Maio de 2014 - 07:00

Mudança faz parte da reestruturação viária e prevê mão única em cada lado da avenida entre Santa Terezinha e Santa Tereza

Por Eduardo Valente

Compartilhar
 

A partir da próxima sexta-feira (30), o trânsito da Avenida Brasil funcionará em esquema de binário entre os bairros Santa Terezinha, na região Nordeste, e Santa Tereza, na Sudeste. A alteração, divulgada nesta sexta com exclusividade à Tribuna pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB), ocorrerá um dia após a inauguração da Ponte Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho, em frente ao Clube Tupynambás, prevista para as 19h de quinta-feira. Com a reestruturação, cada pista da avenida terá apenas um sentido de direção, sendo a margem direita do rio responsável por disciplinar os carros que seguem na direção da Vila Ideal, e a margem esquerda para quem faz o caminho inverso. As pontes existentes não terão o fluxo alterado, e a nova estrutura será responsável por transportar os carros do lado direito para o esquerdo. A partir dela, em direção à Vila Ideal e ao Bairro Lourdes, o tráfego continuará funcionando nos dois sentidos. Outra modificação importante para a região é a do trânsito na Avenida Sete de Setembro, paralela à Avenida Brasil, na altura do Bairro Costa Carvalho, com várias alterações de sentido (ver quadro).

De acordo com Bruno, embora o binário entre em funcionamento na próxima sexta, as mudanças na sinalização ainda não estarão concluídas neste dia. A previsão é que todas as alterações sejam feitas gradativamente. "Esta implantação do binário já é definitiva. No entanto, poderemos fazer modificações temporárias no tráfego em função das obras de despoluição do Rio Paraibuna, que estão em andamento", informou. A expectativa do prefeito é que todo o trânsito da via flua melhor a partir da operação do binário. Em sua opinião, os impactos positivos serão observados em toda a avenida, mas principalmente entre a Rua Benjamin Constant e Avenida Rio Branco (que ainda opera em mão dupla), e na região da Ponte Nelson Silva, no Bairro Poço Rico, que hoje recebe fluxo de veículos pesados nos dois sentidos.

 

Nova ponte

Até a inauguração, uma série de intervenções ocorrerá na ponte em frente ao Tupynambás. Nesta sexta-feira, a Empav iniciou a pavimentação de todo o piso e dos acessos nas duas extremidades, e a previsão é que esta atividade seja prolongada por todo o fim de semana. Ao mesmo tempo estão sendo concluídas a parte elétrica e a instalação de postes, além do acabamento das calçadas.

A entrega da ponte faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Além desta obra, será entregue a do novo acesso entre os bairros Vila Ideal e Guaruá, com solenidade de inauguração prevista para o dia 31 deste mês. Conforme Bruno, este traçado será uma importante alternativa de acesso à Zona Sul, principalmente em horários de pico.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?