Publicidade

18 de Dezembro de 2013 - 07:00

Foram 1.401 estudantes faltosos, um percentual de 7% dos 19.997 inscritos

Por Kelly Diniz

Compartilhar
 
Nesta terça, 64 candidatos não compareceram
Nesta terça, 64 candidatos não compareceram

Mesmo com o aumento de 37% no número de inscritos para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, a edição deste ano termina com queda no percentual de ausentes e na quantidade de recursos referentes aos gabaritos. nesta terça-feira (17), não compareceram ao exame 64 candidatos, subindo para 1.401 o número de estudantes faltosos, um percentual de 7% dos 19.997 inscritos. Em relação à quantidade de recursos recebidos pela Copese, o total caiu de 74 na edição anterior para 16. Já em relação ao uso de celulares, foram registrados cinco flagrantes, um na segunda-feira e quatro no domingo, em Juiz de Fora. Não há ainda levantamento de casos nas outras quatro cidades onde as provas foram realizadas.

As amigas de Três Rios (RJ) Daniela de Lima e Mayara Martins vieram a Juiz de Fora para o Pism II. Daniela diz ter estudado durante o ano para o teste. "Eu acho que não funciona estudar em cima da hora." Mayara achou o módulo II mais fácil que o anterior. "No primeiro, a gente não tinha conhecimento, agora estamos mais tranquilas."

Enquanto os candidatos do Pism II aguardavam com tranquilidade o início da prova, os do Pism III tentavam aproveitar os últimos minutos para memorizar conteúdos. Thaylana Dhara Rodrigues e Thayane Paiva revisavam química. "Estamos dando uma revisada para não esquecer, não dar branco na hora", justifica Thayane que concorre a vaga em medicina. Lívia Soares conta que a filha Yara Mônica Oliveira, também candidata a medicina, chorou de nervosismo no segundo dia de prova. "Hoje ela veio mais calma para a prova. Eu vim junto para verificar se ela entrou direitinho." Yara colou cópias de todas as matérias e das fórmulas nas paredes do quarto. "Dizem que é bom, porque além de eu ter que escrever a matéria para colar nas paredes, eu vou ler todo dia. Assim, gravo melhor."

As mães Maria do Carmo Ribeiro, de Cataguases (MG), Rafaela Bello, de Três Rios (RJ), Edna Maura Citrângulo, de Carmo (RJ) e o pai Helber Pereira de Mattos, de Além Paraíba (MG) se conheceram no primeiro dia de prova. Desde então, aguardavam os filhos batendo papo. Já Sônia Kaiser e Sandra Maria Tavela optaram por tricotar enquanto esperavam. "Estou fazendo enfeites de Natal", conta Sandra.

 

Trânsito

Nesta terça, o trânsito também fluiu tranquilo. Novamente, a maioria optou pelo transporte público. "Eu vim de ônibus e foi super tranquilo. Fiquei com medo de vir de carro e agarrar muito no trânsito. Acho que a maioria deveria vir de ônibus para o trânsito ir mais rápido", acredita Lívia. Thayane saiu de casa cedo. "Eu sonhei ontem que tinha perdido o horário da prova, então vim bem cedo hoje."

Resultados

As notas das provas do módulo III serão divulgadas no dia 14 de fevereiro, e o resultado final no dia 17 do mesmo mês. Já as notas dos dois módulos iniciais saem no dia 21 de março. A publicação é feita a partir das 11h no site www.pism.ufjf.br.

Os candidatos já podem ter acesso aos gabaritos e provas no site do Pism, lembrando que para as provas discursivas de Língua Portuguesa não há gabarito.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?