Publicidade

10 de Abril de 2014 - 19:23

Por Tribuna

Compartilhar
 
Plenário da Câmara Municipal ficou lotado
Plenário da Câmara Municipal ficou lotado
Segunda edição do catálogo traz 39 leis e três resoluções
Segunda edição do catálogo traz 39 leis e três resoluções

A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal de Juiz de Fora lançou nesta quinta-feira (10) a segunda edição do catálogo com 39 leis e três resoluções com foco nos direitos da terceira idade. Antônio Carlos Estevão, 65 anos, que estava no evento, considera o guia uma conquista social: "É uma iniciativa que representa a devida atenção que deve ser dada a nós. Hoje começamos a ter um cuidado maior, que afinal merecemos."

Na ocasião, a diretora-geral do Legislativo, Maria Aparecida Fontes Cal, explanou sobre algumas leis do catálogo, que abrangem áreas como: transporte, educação, saúde, esporte, assistência social, acessibilidade, cultura e habitação.

O presidente da comissão, Isauro Calais (PMN) relatou que a cartilha deve facilitar o acesso das pessoas da terceira idade às normas jurídicas que garantem seus direitos. Segundo ele, Juiz de Fora está bem colocada em relação ao atendimento dado a este segmento etário. "Nós estamos fazendo o que o Legislativo tem que fazer, discutir, falar sobre leis e ainda fazê-las. O município é considerado o terceiro de Minas e décimo quarto do Brasil com melhor qualidade para envelhecer, mas ainda queremos mais vitórias." A atual miss maturidade do município, Maria Paulin, 74, afirmou que hoje se sente assistida: "Eu com a minha idade e fico maravilhada que, a cada dia, há melhoras por parte do Governo. Hoje eu me sinto bem atendida."

Nas últimas páginas da cartilha, também constam os telefones de contato dos órgãos que podem auxiliar os idosos em casos de dúvidas, sugestões, utilização de serviços públicos e até denúncias. De acordo com Isauro Calais já foram distribuídos gratuitamente 30 mil catálogos, e ainda há a mesma quantia disponível. Pessoas interessadas em adquirir o guia prático podem comparecer ao Centro de Atenção ao Cidadão na Câmara Municipal. O documento também está disponível no site www.camarajf.mg.gov.br.

Os vereadores Isauro Calais (PMN), Ana Rossignoli (PDT), Vagner de Oliveira (PR) e Rodrigo Mattos (PSDB) também integram a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos, que tem apoio de 18 órgãos públicos e representantes da sociedade civil.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?