Publicidade

10 de Maio de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

O Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia) da UFJF lançou, nesta semana, uma cartilha denominada "Reduzindo o estigma entre usuários de drogas: guia para profissionais e gestores", direcionada a trabalhadores e gestores da saúde, e de outras áreas, e estudiosos sobre o tema. Elaborado por professores e acadêmicos do Departamento de Psicologia da UFJF, o material digital está disponível para download pelo site do Crepeia (www.ufjf.br/crepeia) e, em breve, ganhará uma versão impressa.

"Três mil exemplares devem ser impressos em junho e distribuídos em entidades ligadas às secretarias de Saúde e Assistência Social, como as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Unidades de atenção primária à saúde (Uaps). Desde 2005, trabalhamos em uma linha de pesquisas que levanta dados sobre o estigma e preconceito sobre os usuários de drogas. Por meio do contato direto com eles, os pesquisadores levantaram queixas e necessidades sobre o sistema. Sentimos que era hora de elaborar esta cartilha, como forma de orientar e conscientizar todas as pessoas que lidam diretamente com eles, assim como seus familiares", destaca o coordenador geral do Crepeia e professor do Departamento de Psicologia da UFJF, Telmo Ronzani.

Uma das autoras da cartilha, a doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora do Crepeia, Pollyanna Santos da Silveira, espera que o material possa reduzir o estigma por parte dos profissionais de saúde, aumentando a adesão e o comparecimento dos usuários aos tratamentos. "Percebemos que os profissionais ligados à área ainda possuem uma visão muito negativa dos usuários, fazendo julgamentos morais que interferem no psicológico dos pacientes, propiciando o agravamento dos casos. Queremos fazer desta cartilha uma estratégia para mudar esta percepção, para que todos se sintam acolhidos." Utilizando de uma linguagem informal, a cartilha tem um conteúdo didático e obedece ao esquema de perguntas e respostas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?