Publicidade

19 de Fevereiro de 2014 - 20:21

Por Tribuna

Compartilhar
 
Castelar e Fiorilo visitam Uaps
Castelar e Fiorilo visitam Uaps

Ineficiência no programa "Saúde da família", insuficiência de equipes médicas para atender a demanda e falta de medicamentos foram os principais problemas constatados pela Comissão de Saúde da Câmara, formada pelos vereadores Wanderson Castelar (PT), Antônio Aguiar (PMDB) e José Fiorilo (PDT), em vistoria à unidade de atenção primária à saúde (Uaps) do Bairro Santa Luzia, Zona Sul. De acordo com o presidente da comissão, Wanderson Castelar, os usuários reclamam que há falta de visitas aos enfermos que precisam de atendimento domiciliar, realizadas pelas equipes do programa "Saúde da família". O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, disse que o programa é o melhor modelo de atenção primária que existe. "Caso a população não esteja recebendo visitas, deve entrar em contato com a subsecretaria para verificarmos o problema caso a caso."

Uma mulher de 34 anos contou que, há três semanas, seu tio, 63, ficou 78 dias sem trocar a sonda vesical (para urina) por falta de enfermeiro para realizar o procedimento. "A sonda deve ser trocada a cada 30 dias. Como não foi trocada, causou uma infecção, e quase que meu tio teve que amputar o pênis. Saí com ele às pressas para a Santa Casa."

Castelar ressalta que "a unidade possui uma boa estrutura física, mas é pequena no sentido de não conseguir atender a quantidade de pessoas que procuram o local". Já Horta afirma que o número de equipes na Uaps está dentro do parâmetro do Ministério da Saúde, que é de uma para cada quatro mil usuários. "Lá temos quatro equipes para atender 12 mil pessoas. Em geral, todos os usuários são atendidos."

A comissão também constatou a falta de remédios, problema recorrente nas Uaps. Horta ressaltou que a cidade conta com 89% dos medicamentos da cesta básica do SUS e que a secretaria está batalhando para atingir 100%.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?