Publicidade

31 de Janeiro de 2013 - 21:41

No Bairro Santa Rita, barranco atinge casa, soterrando morador até a cintura

Por Sandra Zanella, Flávia Crizanto e Michele Meireles

Compartilhar
Barranco desliza no Santa Rita, atingindo casa e soterrando parcialmente morador
Barranco desliza no Santa Rita, atingindo casa e soterrando parcialmente morador
No Jardim Natal, terra desce e invade terreno, ameaçando residência
No Jardim Natal, terra desce e invade terreno, ameaçando residência
Em condomínio do Nova Era, até o parque e o salão de festas foram interditados
Em condomínio do Nova Era, até o parque e o salão de festas foram interditados
Parte de muro despenca em residencial, e restante da estrutura é derrubada
Parte de muro despenca em residencial, e restante da estrutura é derrubada

Corrigida em 1º de fevereiro, às 16h31

Cerca de 90 milímetros de chuva foram registrados nos pluviômetros da Subsecretaria de Defesa Civil, entre a noite de quarta-feira (30) e a manhã de quinta (31), na Zona Norte. O elevado volume de pluviosidade resultou no desalojamento de nove famílias no Condomínio Bela Vista, no Jardim Santa Isabel, região do Nova Era II. Escorregamentos de terra e o desprendimento de um bloco de pedra de um paredão, com cerca de 30m de altura, atrás do residencial do programa "Minha casa, minha vida", levaram a Defesa Civil a determinar a desocupação de dez apartamentos e duas casas. O salão de festas e o parquinho também foram isolados preventivamente, diante do risco iminente de novos deslizamentos. Na Rua Orville Derby Dutra, no Santa Rita, Zona Leste, outro deslizamento foi registrado durante a chuva de quarta-feira. A terra desceu com velocidade e atingiu a parede de uma residência, soterrando o morador, 54 anos, até a cintura. O homem foi resgatado com a ajuda de vizinhos. Já no início da noite desta quinta, uma casa foi interditada pela Defesa Civil, desta vez, na Cidade do Sol. Um escorregamento de terra derrubou a parede da construção, na Rua 1. Apesar de os moradores estarem na residência, não houve feridos.

(Ao contrário do que havia sido divulgado, o número de famílias desalojadas na quinta-feira eram nove e não 12)

Entre a tarde de quarta-feira e a noite de quinta, 60 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil. A Zona Norte foi a mais afetada pelo temporal, com 38 chamados, e os escorregamentos de encostas foram as ocorrências mais comuns: 26 casos. Na quinta a equipe de assistência social da Prefeitura foi acionada para fazer a contagem do número de moradores que precisaram deixar suas residências. No entanto, o total de pessoas afetadas não foi informado pela pasta.

A síndica do condomínio Bela Vista, Lígia Balduti Matos, conta que acionou a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar durante o temporal. "Alguns moradores saíram debaixo de chuva e foram dormir na casa de parentes. Outros não tinham para onde ir e ficaram, mesmo com o risco. O condomínio foi inaugurado há seis meses, e o pessoal está assustado, porque são pessoas de baixa renda, que saíram de áreas de risco e, agora, está acontecendo isso aqui."

A subsíndica, Flávia Cristina Silva, ressaltou que foi difícil ter dimensão do que estava acontecendo no escuro. "Ficamos preocupados com o pessoal dos fundos. Fizemos um alerta depois que um morador comentou que estava descendo terra, porque não sabíamos se podia acontecer coisa pior."

 

 

Queda de muros e veículos presos em bueiro

A poucos metros do condomínio onde nove imóveis foram interditados, moradores do Residencial Nova Era II, na Rua José Simpliciano Alves, também do programa "Minha casa, minha vida", ficaram assustados com a chuva. A água teria ficado represada atrás de um muro, que desmoronou na área de estacionamento. Diante do risco de queda de outra parte, a Defesa Civil orientou, na manhã desta quinta, a demolição do restante da estrutura. Uma família precisou deixar o imóvel apenas durante a execução do serviço.

Ainda na região do Nova Era, a enxurrada assustou comerciantes e moradores da Rua General Almerindo Silva Gomes. "Uma moto caiu e dois carros ficaram agarrados no bueiro", contou Solange Otávia, 33 anos. "Quando chove, enche rápido porque as bocas de lobo estão entupidas", reclamou Aloísio Adarc, 40.

Já no Jardim Natal, também na Zona Norte, um deslizamento de barranco com queda de árvore interditou parcialmente a Rua Ottávio Schettino e deixou moradores sem energia elétrica. "A árvore ficou presa no poste e na fiação, e ficamos sem luz por, pelo menos, uma hora", contou o pedreiro Adilson Lino, 55. A parte posterior do terreno dele foi tomado pela terra que desceu.

 

Bom Pastor

Outro escorregamento de talude aconteceu na Rua Clóvis Jaguaribe, no Bom Pastor. A terra derrubou o muro de divisa de uma obra com um prédio. Apesar do susto não houve feridos, e o edifício não teve a estrutura afetada.

 

 

Pedreiro é soterrado até a cintura

A ocorrência considerada mais grave no temporal de quarta-feira foi registrada na Rua Orville Derby Dutra, Santa Rita, Zona Leste. Um pedreiro ficou com o corpo soterrado até a cintura depois que um barranco desmoronou e derrubou a parede do quarto onde ele estava deitado. De acordo com a dona de casa Neusa da Silva, esposa da vítima, ele chegou a ouvir um barulho e levantou-se rapidamente da cama, mas não conseguiu sair do cômodo antes de ser atingido pela terra. O homem foi retirado dos escombros com a ajuda de vizinhos, socorrido pelos bombeiros e encaminhado para o HPS, com ferimentos nas pernas, mas foi medicado e liberado. "A sorte é que eu tinha saído de casa para buscar minha filha de 12 anos, senão, todos nós seríamos atingidos", disse Neusa, ainda em estado de choque.

Sete pessoas vivem no mesmo terreno, em três casas. A Defesa Civil esteve no local e informou que o risco de outros deslizamentos. Segundo os moradores, essa não é a primeira vez que essa situação ocorre. "A terra já desceu três vezes, mas nunca com essa força e a ponto de derrubar a parede." De acordo com a assessoria da subsecretaria, o acúmulo de lixo e a canalização irregular em um terreno na rua de cima, podem ter sido a causa do acidente.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Edição impressa

Encontre um tema na

Pesquisa

Enquete

Com que frequência você tem problemas com sua operadora de telefonia celular?