Publicidade

02 de Julho de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Durante solenidade, prefeito ressaltou inclusão digital como poderoso mecanismo de ensino
Durante solenidade, prefeito ressaltou inclusão digital como poderoso mecanismo de ensino

Dez escolas municipais da Zona Rural de Juiz de Fora receberam nesta terça-feira (1) equipamentos para seus laboratórios de informática. A ação faz parte do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do Ministério da Educação, que tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Na cerimônia oficial de entrega, realizada no auditório do prédio da Prefeitura, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, anunciaram também a instalação da internet nas unidades educacionais rurais.

Na solenidade, o prefeito ressaltou a inclusão digital como um poderoso mecanismo de ensino. "Oferecer a essas crianças e adolescentes acesso à internet contribui para o aumento da qualidade da educação oferecida pelas escolas da Zona Rural." Bruno declarou, ainda, que os 30% do orçamento municipal destinados à educação têm garantido à cidade avanços significativos nos índices educacionais do Governo federal. Na ocasião, o prefeito citou também a inauguração de nove instituições de ensino ao longo de 2014, entre escolas e creches, como resultado dos investimentos. Segundo o secretário de Educação, os estudos de viabilização da instalação da internet aconteceram no ano passado para atender uma reivindicação de mais de dez anos das escolas rurais. "A educação da Zona Rural vivia um apartheid tecnológico. O novo cabeamento vai triplicar o número de alunos com acesso à rede."

A internet dessas escolas funcionava pelo método discado, com baixa velocidade, ficando restrita aos setores administrativos das unidades educacionais. De acordo com José Carlos de Lima, diretor da Escola Municipal Camilo Guedes, localizada em Rosário de Minas, a conexão favorece a iniciação científica e auxilia nas pesquisas, além de servir como motivação para os estudantes. "É prazeroso chegar à escola e ver a felicidade dos alunos com a chegada da internet. Até as crianças do primeiro período do ensino fundamental estão tendo aulas para aprender a utilizar a rede e os novos laboratórios."

Computadores interativos, lousa digital, entre outros acessórios, compõem os dez kits disponibilizados pelo MEC. A manutenção da rede custará à Prefeitura R$ 168 mil anuais.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que campanha corpo-a-corpo ainda dá voto?