Publicidade

20 de Junho de 2014 - 13:17

Por Tribuna

Compartilhar
 

Para conscientizar a população do diagnóstico precoce da cardiopatia e celebrar o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, comemorado no último dia 12, a Prefeitura de Juiz de Fora irá realizar uma série de ações de educação em saúde neste sábado (21), no Parque Halfeld, das 9h às 13h.

No evento, serão oferecidos exames de prevenção da saúde cardiológica em crianças, além de distribuição de folders e adesivos. Para animar o dia, haverá atividade de educação física e recreação com o grupo Doutores do Amor e também com equipes do projeto Rua de Lazer, da Secretaria de Esporte.

A cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer anormalidade apresentada na estrutura ou funcionalidade do coração, decorrente de alteração no desenvolvimento do feto. Segundo a cardiologista pediátrica Flávia Demian, a cardiopatia grave atinge de duas a seis crianças para cada mil nascidas vivas. A doença pode ser detectada ainda na gestação. No último dia 11, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União uma lei que inclui a oximetria de pulso, conhecida como teste do coraçãozinho, como parte da triagem neonatal do SUS. Segundo Flávia, desde 2012 os hospitais de Juiz de Fora já realizam esse procedimento. "A oximetria de pulso é realizada no membro superior direito e em um membro inferior para a detecção da cardiopatia avançada. É uma triagem. O exame ecocardiograma é que irá diagnosticar a doença. O teste do coraçãozinho é realizado nas primeiras 24h de vida da criança."

No entanto, a médica ressalta que a cardiopatia pode se manifestar após alguns anos. Por isso, os pais precisam ficar atentos a alguns sinais que podem ser indícios da doença como cansaço do bebê durante a amamentação, respiração rápida e dificuldades de ganhar peso. "Em qualquer momento em que forem identificadas alterações, é necessário realizar os exames. Principalmente nos primeiros dois anos de vida, quando a cardiopatia irá interferir no desenvolvimento da criança."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: