Publicidade

05 de Abril de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Na próxima segunda-feira (7) é comemorado o Dia Mundial da Saúde e, durante toda a semana, estão programados vários eventos que visam a conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde, além de orientar acerca da prevenção de moléstias. O tema deste ano, "Proteja-se de doenças transmitidas por vetores", que não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra, requerendo a participação de artrópodes, principalmente insetos, como os casos da dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose e febre amarela. O tema foi considerado propício, considerando que Juiz de Fora registrou no domingo a primeira morte por dengue grave este ano. Conforme a assessoria do Hospital Universitário (HU/UFJF), doenças transmitidas por vetores são as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil.

A celebração do Dia Mundial da Saúde começa hoje, com a primeira edição do "Espaço cidadão saúde", promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, a partir das 8h30, no Parque da Lajinha. O evento vai oferecer serviços como testes de glicemia e outras avaliações, além de noções de segurança alimentar e nutricional. Haverá ainda a participação do grupo Ciranda da Saúde, da Cia. de Dança de Salão da PJF e da Banda da Polícia Militar. Uma aula de ginástica e uma caminhada orientada também estão previstas.

Já no domingo, o programa "Vida saudável Plasc", da Santa Casa de Misericórdia, irá levar uma equipe multidisciplinar para o Museu Mariano Procópio, de 8h ao meio-dia,. No local, serão realizadas aferição de glicose e pressão, medida de circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC). A equipe também irá conscientizar os participantes da importância da doação de órgãos. O evento contará ainda com música ao vivo e distribuição de flores e arbustos.

Na quarta-feira, o seminário "Um novo olhar à pessoa idosa" irá abordar experiências, desafios e possibilidades desta camada da população. O seminário acontece no Salão Nobre da Santa Casa, das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do telefone 3257-7500. As vagas são limitadas.

Já o HU/UFJF está com atividades programadas para as duas unidades, durante toda a semana. Além de abordar a prevenção contra as doenças transmitidas por vetores, a instituição mostrará a importância da boa nutrição e da realização de ginástica laboral. Este tipo de atividade consiste em exercícios físicos realizados, principalmente, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. O exercício deve ser feito pelo menos uma vez na semana e pode ser realizado em 15 minutos.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: