Publicidade

07 de Março de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, estão sendo intensificadas campanhas com foco na saúde feminina, como as de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. Neste sábado (8), a Ascomcer vai realizar 36 exames preventivos para mulheres de todas as idades, e 40 mamografias para as que tenham mais de 45 anos. Esta sexta é o último dia para agendamento, e as interessadas devem fazer contato pelo telefone 3211-4000, das 8h às 16h. 

Já a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Saúde, oferece exames preventivos para mulheres entre 25 e 64 anos e mamografias para o público de 40 a 69 anos, sendo oferecidos 80 atendimentos diários. É necessário comparecer ao 6º andar do PAM-Marechal, entre 7h e 14h, a partir da próxima segunda-feira até o dia 14, com a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames preventivos poderão ser feitos no mesmo dia, enquanto as mamografias serão agendadas. 

Após os exames, caso seja detectada alguma alteração, haverá encaminhamento para tratamentos no Departamento de Saúde da Mulher, no PAM-Marechal. Se necessário, pode ocorrer encaminhamento para serviços específicos, em hospitais que realizam tratamentos oncológicos. 

 

Frequência

Os cânceres de colo de útero e mama são os tipos mais frequentes entre as mulheres, contudo, ambos possuem grande chance de cura, caso sejam descobertos ainda nos estágios iniciais. Estudos indicam que se diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 90% de possibilidade de cura, enquanto no caso do câncer de colo de útero esse percentual chega a 100%.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você leva em consideração a escolaridade do candidato na hora de votar?