Publicidade

09 de Junho de 2014 - 20:15

Por Tribuna

Compartilhar
 

Cerca de 30 mil fiéis devem prestigiar as comemorações do Dia de Santo Antônio, celebrado na próxima sexta-feira (13). A programação começa nesta terça e segue até o fim de semana  (ver quadro). Conhecido como casamenteiro e protetor dos pobres, o santo é padroeiro de Juiz de Fora e da Arquidiocese da cidade. Na sexta-feira, a primeira missa acontece às 6h, na Catedral Metropolitana. Depois da celebração, haverá um café da manhã para os participantes. Durante todo o dia, as celebrações serão realizadas a cada duas horas. 

Já no Seminário Santo Antônio, entre sexta e domingo, haverá a tradicional Feira de Santo Antônio, com barracas de comidas típicas. Para o sábado, está programado o concurso de quadrilha e, no domingo acontece almoço e show de prêmios. Os interessados em participar do almoço devem adquirir o cartão com antecedência, no valor de R$ 12. Nas paróquias de Santo Antônio, no bairro homônimo, região Sudeste, e de São João Paulo II, no Nova Era, Zona Norte, no dia 13, haverá barracas com comidas típicas.

Durante o dia, os fiéis vão receber o "pãozinho de Santo Antônio" nas três paróquias. A tradição de distribuição dos pães remete a um dos milagres feitos pelo santo. Comovido com a situação dos pobres, Santo Antônio distribuiu entre eles todo o pão do convento. O frade padeiro ficou desesperado ao ver que o pão tinha desaparecido. Pouco depois, voltou o frade padeiro com a notícia de que o cesto estava transbordando de tanto pão. 

Santo Antônio nasceu em Lisboa no ano de 1.195, recebendo no batismo o nome de Fernando de Bulhões. Em 1.220 passou para a ordem de São Francisco, assumindo o nome de Antônio. Pádua está relacionado à cidade italiana onde viveu e que conserva, até hoje, suas relíquias.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está fazendo pesquisa de preços para controlar o orçamento?