Publicidade

18 de Junho de 2014 - 19:41

Por Tribuna

Compartilhar
 

Na Festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (19), católicos do mundo todo relembram o mistério da Eucaristia. Para a celebração, acontece a confecção dos tradicionais tapetes de serragem nas ruas onde haverá procissões. Em Juiz de Fora, as paróquias de Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus (Bairu), Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino), São Geraldo (Teixeiras), Nossa Senhora Aparecida e Comunidade Resgate realizarão celebrações especiais. Durante os cortejos, algumas ruas dos bairros serão parcial ou totalmente interditadas (ver quadro ao lado).

Na Paróquia Santa Luzia, no bairro homônimo, os tapetes de Corpus Christi começarão a ser confeccionados ainda na madrugada, por volta das 5h, na Avenida Santa Luzia e na Rua Ingrácia Pinheiro. Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo, os tapetes começariam a ser desenhados nesta quarta, às 21h, na Rua Nossa Senhora Aparecida, próximo à entrada da matriz.

Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Francisco Bernardino, a celebração da data terá como tema central "Fica conosco, Senhor". As sete comunidades que compõem a paróquia se reunirão às 17h na matriz para celebração da Eucaristia, que será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, retornando à igreja. Durante o percurso, haverá três bênçãos: para enfermos, famílias e crianças, adolescentes e jovens. No Bairro Teixeiras, durante a procissão realizada pela Paróquia São Geraldo, haverá distribuição de pães bentos, de suco e coreografia do grupo "Evangelizarte".

A expressão em latim Corpus Christi significa "Corpo de Cristo". O arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, destaca a importância desse dia. "Corpus Christi é a celebração da unidade, do amor supremo de Cristo, porque Ele instituiu a Eucaristia para que todos comessem do mesmo pão. Os que viveram naquele tempo puderam vê-lo na Cruz e, depois, ressuscitado. No entanto, mais forte do que a visão humana é a visão da fé. Por isso acreditamos na presença d'Ele no pão e no vinho".

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?