Publicidade

07 de Fevereiro de 2014 - 18:10

Por Tribuna

Compartilhar
 
Dados da violência foram apresentados em BH
Dados da violência foram apresentados em BH

Juiz de Fora teve aumento de 53% nos casos de homicídios consumados na comparação entre 2012 e 2013. O dado é do Índice de Criminalidade de Minas Gerais divulgado na manhã desta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), durante coletiva de imprensa concedida pelo secretário Rômulo Ferraz. O levantamento também indica que, no mesmo período, o município apresentou alta de 43% nos casos de crimes violentos contra o patrimônio, que engloba registros de extorsão mediante sequestro e roubo consumado. Em números absolutos, 2013 registrou 1.195 crimes violentos contra o patrimônio e 100 homicídios. No ano anterior foram 832 e 65 casos, respectivamente. A escalada elevou o índice de crimes violentos na cidade em 42%, com 1.570 casos, contra 1.104 ocorrências em 2012. A Secretaria entende como crimes violentos as ocorrências de homicídio consumado, homicídio tentado, sequestro e cárcere privado, roubo consumado, estupro consumado e tentado.

Há que se destacar que os números apresentados pela Seds levam em conta a natureza do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), o antigo boletim de ocorrência. Também foram divulgados índices da Região Metropolitana de Belo Horizonte, da capital e das 28 cidades com mais de 100 mil habitantes do estado.

A Tribuna de Minas, ao longo dos últimos anos, também vem acompanhando o crescimento dos crimes violentos em Juiz de Fora, porém utilizando uma metodologia diferente da Seds. Conforme os dados do jornal, que considera as vítimas que já estavam sem vida, na hora do registro do Reds, e também aquelas que morreram depois de já hospitalizadas, em função de tentativas de homicídios e crimes de lesão corporal, 139 pessoas foram vítimas de mortes violentas no município, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2013. Em 2012, o mesmo levantamento apontou 99 vítimas fatais.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?