Publicidade

21 de Junho de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Primeiro pôr do sol do inverno registrado neste sábado
Primeiro pôr do sol do inverno registrado neste sábado

O inverno começou oficialmente neste sábado (21), às 7h51, pelo horário de Brasília. Na nova estação, é prevista para Juiz de Fora a diminuição do volume de chuvas, com picos de baixa umidade do ar, principalmente entre 14h e 16h, e queda nas temperaturas máxima e mínima. Apesar de este ano as estações estarem se comportando fora do considerado comum, o inverno deverá ser típico. Em alguns dias, os termômetros poderão registrar até 9 graus. Nesta época, também destaca-se o aumento no volume de queimadas, devido ao tempo seco.

De acordo com o técnico em meteorologia da Cemig, Geraldo Paixão, o pico do frio deverá ser observado até o fim da primeira quinzena de julho. Isso ocorre porque neste período a massa de ar seco atinge o Estado com mais facilidade, impedindo a aproximação das frentes frias. Depois, a tendência é de regularidade, com amplitude térmica diária entre 12 e 24 graus. Outra característica é de céu claro, com baixa nebulosidade, o que também contribui para noites mais frias. "Chuvas consideráveis só deverão ser observadas a partir do fim de agosto, mesmo assim a média de precipitações nesta época é de aproximadamente 20 milímetros."

Outono

A estação que antecede o inverno se comportou dentro do esperado, e apenas o volume de chuvas ficou aquém. Conforme Paixão, o acumulado foi de 120 milímetros, o que corresponde a 30% da média histórica. Segundo dados da Estação Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono deste ano teve como menor temperatura 9,6 graus, dia 29 de abril. Já a maior foi registrada em 21 de março, com 31,6 graus. Choveu em 26 dias, sendo o acumulado mais representativo observado em 3 de abril, com 38,6 milímetros. No ano passado, o outono teve características diferentes, com pico de frio em 14 graus e de calor em 28 graus, além de 27 dias chuvosos. Em 2013, o volume acumulado foi de 329 milímetros.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprova o retorno de Dunga para o comando da Seleção Brasileira?