Publicidade

25 de Janeiro de 2014 - 18:11

Por Tribuna

Compartilhar
 
'Dia D' contra a doença foi na Praça do Riachuelo

Com o objetivo de alertar a população contra a dengue em Juiz de Fora - só em 2013 foram cerca de 5.800 casos confirmados na cidade -, foi realizado neste sábado (25) o "Dia D Contra a Dengue". Durante a manhã de mobilização, o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, estimou que, no primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do ano, o Índice de Infestação Predial (IIP) deve ficar em torno de 7%. No mesmo período do ano passado, foi de 7,56%. O patamar considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 1% de infestação. Conforme o secretário, a pesquisa de infestação de dengue na cidade já começou, mas ainda não há data definida para ser divulgada.

Presente ao evento, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) destacou a importância da conscientização da população na prevenção da doença. Ele falou sobre a necessidade de franquear a entrada dos agentes de endemias nas residências e a importância que cada cidadão vistorie sua casa, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor. Além da mobilização popular, o prefeito destacou a criação do comitê e o lançamento da Campanha de Combate à Dengue, em dezembro do ano passado, na luta contra a doença.

Vítima de dengue, a aposentada Helena Maria Silva Bezerra participou e aprovou o ato. Ela comenta que se cerca de cuidados para evitar focos do Aedes em casa e, ainda assim, foi picada pelo mosquito no ano passado. Na sua opinião, é preciso que a prevenção também seja uma preocupação da vizinhança. Para Helena, também é necessária a intensificação da atuação do Poder Público, com a disponibilização de mais profissionais qualificados atuando na vistoria e no combate à doença na cidade.

O evento

A Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria deu o tom da mobilização. Autoridades se revezaram no palco montado na Praça do Riachuelo para alertar a população sobre os riscos da dengue e convocar os juiz-foranos a colaborarem no trabalho de prevenção. Também foram realizadas ações de promoção da saúde e atividades de recreação e lazer. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde e aconteceu das 8h às 14h.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o subsídio do Governo vai alavancar a aviação regional?