Publicidade

12 de Junho de 2014 - 18:39

Por Tribuna

Compartilhar
 

Cerca de 30 mil fiéis devem prestigiar as comemorações do Dia de Santo Antônio, celebrado nesta sexta-feira (13). A programação segue até domingo. Conhecido como casamenteiro e protetor dos pobres, o santo é padroeiro de Juiz de Fora. A primeira missa prevista para esta sexta acontece às 6h, na Catedral Metropolitana. Durante todo o dia, as celebrações serão realizadas a cada duas horas, sendo a última às 20h. A celebração das 18h será presidida por dom Gil Antônio Moreira com a participação do Coral Pró-Música. Em todas as missas, haverá distribuição de pães abençoados e ainda será dada bênção aos que forem levados pelos fiéis.

No Seminário Santo Antônio, no Bairro Alto dos Passos, as celebrações serão realizadas às 10h e 18h. Além disso, até domingo, haverá a tradicional Feira de Santo Antônio, com barracas de comidas típicas. Para este sábado, está programado o concurso de quadrilha às 19h30 e, no domingo, acontece almoço a partir das 11h30 e show de prêmios às 14h30. Os interessados em participar devem adquirir o cartão com antecedência, no valor de R$ 12.

Na paróquias de Santo Antônio do Paraibuna, no Bairro Santo Antônio, as celebrações estão programadas para 8h, 15h e 17h. Já na São João Paulo II, no Bairro Nova Era, acontecerá alvorada às 6h e procissão às 16h desta sexta. Em ambas também haverá distribuição dos pães abençoados. Lembrando que esta sexta é o último dia de funcionamento das barracas com comidas típicas nessas paróquias.

A tradição de doar pães remete a um dos milagres feitos pelo santo. Comovido com a situação dos pobres, Santo Antônio distribuiu entre eles todo o pão do convento. O frade padeiro ficou desesperado ao ver que o alimento tinha desaparecido. Pouco depois, ele voltou com a notícia de que o cesto estava transbordando de pães.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195, recebendo, no batismo, o nome de Fernando de Bulhões. Em 1220, passou para a ordem de São Francisco, assumindo o nome de Antônio.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor de fechamento de pista em trecho da Avenida Rio Branco para ciclovia nos fins de semana?