Publicidade

28 de Abril de 2014 - 20:58

Por Tribuna

Compartilhar
 

A Campanha Nacional contra a Gripe imunizou 14.512 pessoas em Juiz de Fora no Dia "D", realizado no último sábado (26). Dessa forma, o município atingiu a meta de aplicar na data 10% das doses destinados ao público-alvo, estimado em 138 mil pessoas. O grupo prioritário é formado por 27.247 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, 71.510 idosos, 19.699 doentes crônicos, 4.900 gestantes, 805 mulheres que deram à luz há até 45 dias e 13.820 trabalhadores de saúde. Também fazem parte deste grupo, os doentes acamados, cujo número exato não é conhecido, já que se trata de demanda espontânea da população, que solicita a ida de uma equipe até a residência do paciente. A campanha teve início no dia 22 de abril e segue até o dia 9 de maio.

A enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental Clariane Oliveira Pereira alerta para a importância da vacina e afirma que a procura tem sido grande, principalmente entre os idosos. "A vacina reduz a mortalidade, o número de internações e as complicações decorrentes do vírus influenza na população prioritária." A meta da Secretaria de Saúde em Juiz de Fora é imunizar, ao todo, 110.385 mil pessoas, o que representa 80% do público-alvo. As doses estão disponíveis nas unidades de atenção primária à saúde (Uaps), no PAM-Marechal, no posto de saúde instalado no Shopping Santa Cruz, no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente e no Departamento da Saúde do Idoso.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, entre eles o H1N1, o H3N2 e o influenza B. A vacina não é indicada para pessoas com histórico de reação grave após terem tomado a vacina no ano anterior e para quem tem alergia grave a ovo de galinha e derivados.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?