Publicidade

21 de Junho de 2014 - 17:09

Etapa preliminar, em Juiz de Fora, prepara concorrentes para concurso nacional

Por Tribuna

Compartilhar
 
Etapa preliminar prepara concorrentes para concurso
Etapa preliminar prepara concorrentes para concurso

Dispostos em longas fileiras de gaiolas, agrupadas por cor e ocupando uma pequena sala no Nova União Futebol Clube, localizado no Bairro Jardim Casablanca, na Cidade Alta, 1.040 canários da raça Roller cantam ininterruptamente, confirmando o clima de competição. Iniciado na manhã deste sábado (21), o Concurso Anual de Canários de Cor, promovido pela Sociedade Mineira Expositora de Canários (SMEC), expõe pássaros de 20 criadores de Juiz de Fora, Barbacena, Ubá e Leopoldina. Profissionais da Ordem Brasileira dos Juízes de Ornitologia (OBJO) estão na cidade para classificar os melhores canários do estado, que deverão concorrer, em julho, no Campeonato Brasileiro de Canários de Cor. De acordo com Celso Malheiros, presidente da SMEC, o certame nacional é bastante tradicional, assim como a atividade de criar canários na cidade. "Já fomos um baluarte na criação de canários no Brasil. A Sociedade Mineira tem 80 anos e é a terceira mais antiga do país. Hoje tentamos nos recolocar nesse cenário", conta.

Do branco ao vermelho, passando por amarelo, marrom e tons intermediários, o concurso avalia a cor, o porte, a plumagem, como o pássaro se comporta no poleiro, a harmonia, o canto e outros elementos, o que demonstra a complexidade dos pequenos animais surgidos nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol. Enquanto em 2013 foram enviados para a fase nacional 25 canários criados em Juiz de Fora, de um total de 900 aves expostas, esse ano a expectativa é de que o número aumente. Há cinco anos na área, Celso diz que um criador costuma ter mais de cem casais, cujo período de procriação vai de agosto a dezembro, e a matriz pode custar de R$ 200 a R$ 1.500. "Para ter uma criação é preciso gostar do animal, tratar bem e ser filiado", explica, apontando para a alimentação como um dos princípios básicos para ter um canário competidor. O resultado do concurso regional será conhecido no final da tarde deste domingo, quando os pássaros retornam a seus criadouros para cantar em outro lugar.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?