Publicidade

17 de Março de 2014 - 11:36

Por Tribuna

Compartilhar
 
Apesar de proibido dentro da UFJF, trote acontecia fora dos limites da universidade
Apesar de proibido dentro da UFJF, trote acontecia fora dos limites da universidade

Quem passava pela UFJF na manhã desta segunda-feira (17) conferia apresentações musicais nos pontos de ônibus. É que a instituição preparou uma recepção especial para calouros e alunos regulares que retomam as aulas a partir de hoje. Entre 7h30 e 8h30, o campus foi palco de MPB, choro, samba, música clássica, forró, pop e jazz, todas as apresentações com participação de estudantes do curso de música, do Instituto de Artes e Design (IAD), de ex-alunos e servidores, além do quarteto de cordas do Pró-Música. Um grupo tcheco, o Sakra Buraja, também fez parte da programação. Já os veteranos ofereciam abraços a quem caminhava pelo local. Apesar de o trote estar proibido dentro do campus, a prática aconteceu fora dos limites da UFJF. O primeiro dia de aulas foi também de início da greve dos técnicos administrativos.

Na noite dessa segunda, as apresentações musicais vão se repetir nos mesmos locais, das 18h às 19h. Em Governador Valadares, o grupo Tucana Musical é que dá às boas-vindas aos estudantes, das 11h30 às 13h30 nos Restaurantes Universitários da Uni vale e do Pitágoras; e das 17h30 às 19h30 somente no Pitágoras. Ao todo, a universidade está recebendo cerca de 2.800 novos discentes de graduação, em ambos os campi, e outros 13.700 que retornam às salas de aula.

Trote proibido

Conforme matéria publicada pela Tribuna nesse domingo, a assessoria de comunicação da federal informou que nenhum aluno é obrigado ou orientado a participar do trote. Caso seja comprovado o ato, os veteranos que estiverem envolvidos podem ser enquadrados nas sansões disciplinares do Regimento Geral da UFJF, que vão de advertência escrita à suspensão.

Já o trote solidário é a apoiado pela universidade. Por isso, nessa terça-feira, uma equipe do Hemomiminas estará no Campus de Juiz de Fora para fazer um cadastro de doadores de medula óssea, das 8h às 12h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. No dia 25, acontecem as coletas de doações de sangue, das 8h às 13h, também no Anfiteatro das Pró-Reitorias.

Mais recepção

Bate-papos sobre a estrutura e o funcionamento da UFJF também estão na programação da recepção dos calouros. O evento contará com a presença da coordenadora da Educação Básica, Roselena Perlato; de um representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e de um membro da Secretaria de Comunicação. Os encontros acontecem dessa terça-feira (18) até sexta-feira (21), em grupos divididos por cursos, com horários e locais específicos. Na ocasião, os novos estudantes vão poder pegar o kit calouro com pasta de PVC, squeeze dobrável, caneta da UFJF e pen drive de 4GB. Para isso, o discente deve apresentar o comprovante de matrícula e um documento com foto.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?