Publicidade

06 de Fevereiro de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Placa alerta para a presença do radar na Rio Branco
Placa alerta para a presença do radar na Rio Branco

Os novos radares, instalados nas avenidas Rio Branco e Brasil, na região central, e Doutor Paulo Japiassu Coelho, no Bairro Cascatinha, vão começar a emitir autuações a partir da próxima segunda-feira (10). Em operação desde o dia 9 de janeiro, os equipamentos, popularmente chamados de super-radares, fiscalizam excesso de velocidade, parada irregular sobre a faixa de pedestres e avanço de semáforos. Durante o período, a Settra realizou campanhas informativas e distribuiu cartilhas para motoristas profissionais. Nesta sexta-feira e na segunda, serão realizadas novas ações para alertar os condutores sobre o início das autuações. A pasta informou, ainda, que está realizando um levantamento para avaliar como foi este primeiro mês de funcionamento.

Até agora, motoristas que infringiram tais regras não foram multados, mas alguns temem ser pegos no início. "Vejo as placas todos os dias e sei onde estão, mas estou preocupado com as multas porque já me esqueci algumas vezes ao passar pelos locais", conta o motociclista Ricardo Brás, 34. "Ainda não me acostumei com a novidade, mas já recebi orientação e vou me adaptar", explica um motorista de ônibus. O psicólogo Adair Menezes, 58, aprova a medida, mas entende ser necessária maior divulgação sobre os locais exatos. "Eu só sei que existem radares na Rio Branco."

Já o engenheiro civil Geraldo Valburgo, 56, reclama da falta de informações sobre as velocidades permitidas nas vias. Segundo a Settra, na Brasil, próximo ao cruzamento com a Rio Branco, e na Paulo Japiassu Coelho com Rua Tom Fagundes, a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Já os radares da Rio Branco - em frente ao Sport e no cruzamento com a Rua Benjamin Constant - não irão multar velocidade por enquanto pois dependem de um estudo que está sendo realizado pela Settra.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?