Publicidade

13 de Maio de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Uaps do Bairro Manoel Honório deve ser instalada na Rua Américo Lobo
Uaps do Bairro Manoel Honório deve ser instalada na Rua Américo Lobo

O imóvel onde deve funcionar a unidade de atenção primária à saúde (Uaps) que atenderá cerca de 12 mil pessoas do Bairu, Manoel Honório e imediações ganhou uma placa, mas a obra ainda não tem data para começar. A fachada e a calçada da residência, localizada na Rua Américo Lobo, a um quarteirão da Avenida Rio Branco, apresentam precário estado de conservação, com muito lixo, mato alto e revestimento quebrado. A instalação de uma unidade na região é uma demanda antiga dos moradores.

"Estamos em uma área descoberta, mas acreditamos que o projeto deve sair em breve, pois a Secretaria de Saúde do município e o Governo do Estado já garantiram a construção. É uma demanda que atravessa governos", observa o presidente da Associação de Moradores dos Bairros Bairu e Manoel Honório, Luiz Fernando Sirimarco.

Segundo o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, a colocação da placa sinaliza o atendimento à reivindicação dos moradores. No entanto, ele não confirmou uma data para o início dos trabalhos. "Neste momento, estamos aguardando a aprovação do projeto arquitetônico, enviado e protocolado há cerca de 20 dias na Secretaria de Estado de Saúde. Só depois desta etapa, poderemos dar prosseguimento às demais, como a celebração do convênio, o repasse do recurso e a abertura do processo licitatório. Esta última, pode demorar até 90 dias. O trâmite será o mesmo adotado nas novas Uaps do Jóquei Clube I, São Benedito e Nova Benfica. Em uma administração pública, temos ritos a serem seguidos e que não são rápidos, infelizmente", disse Horta.

Orçado em R$ 1,8 milhão, o projeto prevê a demolição da casa para que um prédio com três pavimentos seja erguido. O espaço vai abrigar três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e seis agentes comunitários de saúde cada uma, além de três gabinetes voltados para o atendimento odontológico.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?