Publicidade

11 de Janeiro de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
DER nega atraso em via que ligará BR-040 à MG-353
DER nega atraso em via que ligará BR-040 à MG-353

As obras de construção da nova estrada que visa a ligar a rodovia BR-040, na altura da Barreira do Triunfo, na Zona Norte, até a MG-353, na localidade de João Ferreira, no município de Coronel Pacheco estão em andamento, porém em ritmo lento nesta época. Com objetivo de melhorar o acesso de veículos pesados ao Aeroporto Regional e, consequentemente, escoar este fluxo para fora do perímetro urbano de Juiz de Fora, o novo traçado, de 13,8 quilômetros, deve ser entregue até maio de 2015, conforme previsão do Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER/MG). Na tarde desta sexta-feira (10), porém, a Tribuna esteve na pista, a partir da BR-040, e não encontrou movimentação de operários ou máquinas durante os cinco quilômetros percorridos. Segundo o departamento, o ritmo de intervenções diminui nesta época do ano devido ao período chuvoso, que pode causar instabilidade no solo, mas não há atrasos no cronograma.

O trecho percorrido nesta sexta pela reportagem foi o único identificado como possível para a passagem de veículos pequenos. Isso porque as obras ainda não chegaram à fase de pavimentação, tornando a dirigibilidade difícil em alguns trechos. Ao longo do caminho foram encontradas algumas intervenções estruturais já iniciadas, como galerias de águas pluviais construídas e rochas detonadas no traçado recém-criado. Conforme o DER/MG, o projeto prevê a construção de uma estrada conhecida como semi-pista, com uma faixa de circulação por sentido, de 3,5 metros, e um metro de faixa de segurança (acostamento) em cada lado, com 70 centímetros de rede de drenagem.

O orçamento previsto, de R$ 51 milhões, é o mesmo de quando começaram as intervenções, em maio de 2013. Este montante faz parte do programa do Governo estadual "Caminhos de Minas" que, ao todo, prevê investimentos de R$ 3,2 bilhões em rodovias do estado, pavimentando 1.955,6 quilômetros.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?