Publicidade

19 de Março de 2014 - 20:08

Por Tribuna

Compartilhar
 
Nesta quarta, sol predominou durante todo o dia
Nesta quarta, sol predominou durante todo o dia

O outono começa nesta quinta-feira (20), em todo o hemisfério Sul, às 13h57. A nova estação, considerada de transição por absorver características tanto do verão como do inverno, começa trazendo chuvas para grande parte de Minas Gerais, em razão da aproximação de uma nova frente fria. Apesar da possibilidade de precipitações nos primeiros dias, inclusive neste fim de semana, o novo período deve ser seco, com volume pluviométrico baixo. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as médias históricas de chuva para abril, maio e junho são, respectivamente, 107,1 milímetros, 65,4 milímetros e 34,2 milímetros.

Nestes meses, deverão ser observadas a formação constante de nevoeiros, principalmente no início da manhã, e a baixa umidade do ar, com valores inferiores a 50%. No primeiro dia da nova estação, a temperatura máxima deve ser de 29 graus, com mínima de 18 graus. Nesta quarta, a oscilação ficou entre 18,5 e 28,7 graus.

 

Verão atípico

O verão deste ano foi marcado pelo baixo volume de chuvas em Juiz de Fora. Entre o início de dezembro e esta quarta, o acumulado foi de apenas 724,8 milímetros, o que corresponde a 69,5% dos 1.042,6 milímetros previstos durante estes meses. Com tempo mais seco e quente, o calor também chamou atenção. A maior temperatura na estação foi 32,7 graus, no dia 1º de janeiro. No entanto, por vários dias seguidos, os termômetros superaram a máxima dos 30 graus. Em fevereiro, por exemplo, esta condição foi observada em 18 dias.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?