Publicidade

30 de Maio de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Interessados em iniciar o tratamento da dependência do tabaco podem aproveitar a programação que o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) da Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira (30) no PAM-Marechal. A ação antecipa a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no sábado, e tem o intuito de conscientizar e prevenir sobre os danos causados pelo cigarro. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu para o tema: "Aumentar impostos dos produtos do tabaco - Reduzir doenças e mortes".

Segundo o boletim 2013 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a parcela fumante da população brasileira caiu 28% nos últimos oito anos. Os dados referem-se aos maiores de 18 anos. Já em Juiz de Fora, no último ano, segundo dados do Secoptt, das 918 pessoas que iniciaram o tratamento, 505 pararam de fumar. "Isso demonstra que as campanhas, a proibição de propagandas e os alertas inclusos nas embalagens estão surtindo efeito", ressaltou a assistente social do serviço, Sandra Tolomelli.

A atividade desta sexta acontece das 9h às 11h e das 13h às 17h. Haverá distribuição de material educativo. Os fumantes que passarem pelo local serão convidados a trocar seu maço de cigarros por uma bolsa, como uma forma de incentivo.

No sábado, o Secoptt e a Secretaria de Esporte e Lazer realizam uma caminhada como parte do projeto JF Esporte e Cidadania, que acontece no parque do Museu Mariano Procópio, a partir das 8h.

O tratamento ao tabagismo é realizado nas unidade de atenção primária à saúde (Uaps). Em áreas descobertas, o serviço é oferecido no PAM-Marechal.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está fazendo pesquisa de preços para controlar o orçamento?