Publicidade

21 de Junho de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Obra foi alvo de vandalismo cinco vezes desde janeiro de 2013
Obra foi alvo de vandalismo cinco vezes desde janeiro de 2013

O monumento a Belmiro Braga, localizado no Parque Halfeld, está novamente pichado. Esta é a quinta vez, desde janeiro de 2013, que a obra é vandalizada. O crime aconteceu simultaneamente ao anúncio da Prefeitura das obras para revitalização da iluminação do parque, considerado um dos principais cartões-postais da cidade.

Segundo a assessoria da Empav, o Parque Halfeld é um dos pontos com maior número de danificação ao patrimônio público. A fim de desestimular os vândalos, a limpeza ou pintura dos locais pichados está sendo feita quase imediatamente à denúncia de depredação. Após tal medida, ainda de acordo com o órgão, houve diminuição dos registros de ocorrências.

Pichar patrimônio público ou privado é crime ambiental, conforme a lei 9605/1998, artigo 65. A pena prevista é detenção de três meses a um ano. Em casos de bens tombados, como no caso do Parque Halfeld, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa. A Guarda Municipal é responsável pelo monitoramento de qualquer situação de crime contra o patrimônio e faz o acompanhamento pelo sistema de inteligência da corporação.

Segurança e lazer

A troca da iluminação vai proporcionar, segundo a Prefeitura, ganho superior a 80% na eficiência luminosa do parque. O trabalho, iniciado em junho, está previsto para terminar na primeira quinzena de julho.

A limpeza da pichação do monumento a Belmiro Braga está prevista para próxima segunda-feira, 23.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: