Publicidade

13 de Dezembro de 2013 - 20:12

Por Tribuna

Compartilhar
 

Nove Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu da UFJF subiram conceito na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2013. Os PPGs em saúde brasileira e história melhoraram suas notas, subindo para quatro o número de programas que contam com o conceito 5, indicador de padrão de qualidade considerado muito bom. Além deles, outros sete programas também aumentaram as notas, passando de 3 para 4. A avaliação foi divulgada na última terça-feira pelo ministro da Educação, Aluizio Mercadante.

Segundo o documento, os Stricto Sensu em comunicação, ciências biológicas, ciência e tecnologia do leite e derivados, psicologia, saúde coletiva, serviço social e educação física (parceria com a Universidade Federal de Viçosa - UFV) passaram a ter conceito 4. Mestrado e doutorado em química e em ciências da religião integram a lista de programas com nota 5. Dos 31 cursos, 14 estão com qualidade acima da média (3). De acordo com a assessoria da UFJF, não foram contemplados na avaliação os recém-criados programas artes, cultura e linguagens, direito e letras (mestrado profissional).

O coordenador de PPGs, Ademar Alves, ressaltou, por meio de assessoria, que os resultados desta avaliação refletem um desempenho coletivo nos últimos anos, impulsionados pela capacidade de captação de recursos externos pelos pesquisadores da universidade e ainda o crescente incentivo à qualificação docente. A conceituação dos cursos de mestrado e doutorado leva em consideração a proposta dos programas, corpo docente, desempenho dos estudantes, teses e dissertações, além da produção intelectual e inserção social dos cursos. Notas 1 e 2 descredenciam o programa, e 6 e 7 indicam desempenho equivalente a alto padrão internacional.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?