Publicidade

16 de Abril de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores durante o encontro
Imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores durante o encontro

As imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores se encontraram por volta das 21h desta terça-feira (15) dentro da Catedral Metropolitana, encerrando, assim, a Procissão do Encontro, que relembrou o doloroso encontro de Jesus e Maria a caminho do calvário. Antes da junção das imagens, que partiram de templos distintos - Capela da Santa Casa de Misericórdia e Igreja de São Sebastião - o arcebispo metropolitano dom Gil Antônio Moreira presidiu uma celebração na capela, onde preparou os fiéis para a caminhada, que tomou conta da pista central da Rio Branco. Durante a procissão, que ocorreu mesmo com chuva, não foram detectadas retenções no trânsito.

Para o arcebispo, o momento recordou o amor de Deus para com a humanidade, que deixou o próprio filho morrer na cruz por todos nós. "A cruz é o resumo dos pecados do mundo, e Maria simboliza a fidelidade e solidariedade, nos dando uma lição: no encontro, somos chamados a encontrar Jesus na nossa vida. Aquele que o encontra recebe a misericórdia e o alívio de todas as dores."

Dando continuidade às celebrações da Semana Santa, as paróquias realizam nesta quarta-feira diversas atividades, tais como vias-sacras, procissões, unção dos enfermos e confissões. Entre os destaques da programação, está a realização do Ofício de Trevas, que acontece às 19h na Igreja de São Mateus. Segundo um dos organizadores das procissões na Paróquia de São Mateus, Yago Motta, esta será a primeira vez que o rito será realizado no templo, que tem como objetivo trazer para a cidade uma tradição que acontece em São João del-Rei há mais de 300 anos.

"A celebração consiste em rezar as exéquias de Cristo, simbolizadas por um candelabro com 15 velas. A cada salmo de lamentação lido, uma vela é apagada, sobrando apenas uma, que representa Jesus e sua vitória contra as trevas. Nós adaptamos o rito para o português, visto que, em São João del-Rei, ele é feito em latim", explica Yago.

Nesta Quinta-feira Santa, acontece, na Catedral, a Missa dos Santos Óleos para a renovação do compromisso dos padres como sacerdotes. O dia também é marcado pelo início do Tríduo Pascal, com a realização da celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprova o retorno de Dunga para o comando da Seleção Brasileira?