Publicidade

16 de Dezembro de 2013 - 22:00

Nos dois primeiros dias, 6,7% dos candidatos não compareceram em JF e outras quatro cidades onde acontece o processo seletivo

Por Kelly Diniz

Compartilhar
 
Nenhuma intercorrência foi registrada nas salas no segundo dia
Nenhuma intercorrência foi registrada nas salas no segundo dia
Detector de metais foi usado na entrada dos banheiros
Detector de metais foi usado na entrada dos banheiros
Joice e Julianne acharam a prova mais fácil do que a do ano anterior
Joice e Julianne acharam a prova mais fácil do que a do ano anterior

Termina nesta terça-feira (17) a maratona das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF. Agora são 18.660 candidatos respondendo a questões discursivas das disciplinas, já que 1.337 alunos não compareceram na soma dos dois primeiros dias. Nos módulos I e II, serão perguntas sobre literatura, biologia, física e história. Serão duas questões de cada conteúdo, valendo até cinco pontos cada. Ontem os alunos destes dois módulos responderam a questões de língua portuguesa, matemática, química e geografia. Para os inscritos no último módulo, as provas discursivas são de acordo com a área de conhecimento da graduação escolhida. No domingo, os estudantes dos três módulos responderam 40 questões de múltipla escolha de oito disciplinas.

O trânsito na UFJF, onde a maior parte dos alunos faz prova, apresentou pouca lentidão, com muitos chegando antecipadamente para a realização das provas de ontem. "Obtivemos a informação de que este ano tivemos mais candidatos utilizando os ônibus, o que garante melhor fluxo. Esperamos que, daqui para frente, cada vez mais pessoas possam aderir ao transporte público", conta o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Guerra. Um exemplo foi o de Bruna Maria Rodrigues Sanches, mãe da estudante Lara Rodrigues Nogueira,17 anos, que está fazendo o módulo II do Pism. Bruna veio de São Lourenço, no Sul de Minas, de carro e está hospedada na casa de uma amiga na Avenida Itamar Franco, no São Mateus, Zona Sul. No entanto, para ir até o campus com a filha, ela optou pelo transporte público. "Saímos de casa às 11h30 e pegamos o ônibus em frente ao Colégio dos Jesuítas. Conseguimos entrar tranquilamente." Ivo Esteves é de Belo Horizonte e trouxe a filha Karine Luize Oliveira Esteves. Eles estão hospedados na Rua Espírito Santo, no Centro, e gastaram cerca de 20 minutos para chegar ao campus. "Saímos por volta de meio dia de casa", conta Esteves. Karine está no módulo II e opinou sobre o teste do primeiro dia. "A prova estava fácil, mas eu deveria ter me preparado mais." A preocupação dela é com a prova discursiva de física, que será aplicada nesta terça.

As amigas Joice Rodrigues da Silva,16, e Julianne da Costa Silva, 16, ambas de Juiz de Fora, acharam as provas do Pism II menos complicadas do que as do I. "Nesse módulo, a gente já está mais acostumada com o estilo da prova", opina Joice. Ela quer tentar vaga em veterinária, um dos novos cursos da UFJF. A aluna Karina Brasil, de Barbacena, disse que alguns conteúdos do Pism II eram inéditos para ela. "O meu maior problema é que algumas matérias eu não vi na minha escola." Ela ainda não sabe para qual graduação irá se candidatar, está esperando a nota desse módulo para ver suas chances em cada curso. Os candidatos já podem ter acesso aos gabaritos e provas do primeiro e segundo dia no site www.pism.ufjf.br.

 

Ocorrências

No primeiro e segundo dias de prova, não compareceram 941 inscritos do primeiro módulo, 195 do segundo e 201 do módulo III. No total foram 1.337 ausentes, o que representa 6,7% dos 19.997 candidatos das cinco cidades onde estão sendo aplicadas as provas. Os faltosos são eliminados automaticamente.

Quanto ao uso de celulares em sala, foram registradas duas ocorrências no domingo, uma em Juiz de Fora e outra em Governador Valadares. Nesta segunda, nenhuma ocorrência foi registrada. Além de orientar os participantes, a organização do Pism utiliza detectores de metais de forma aleatória, na entrada dos banheiros e em casos de suspeitas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?