Publicidade

24 de Abril de 2014 - 07:00

Por Nathália Carvalho

Compartilhar
 
Condutor de carreta desrespeita cancela abaixada e ultrapassa linha férrea no Bairro Araújo
Condutor de carreta desrespeita cancela abaixada e ultrapassa linha férrea no Bairro Araújo
Outro veículo também ignora obrigatoriedade de parada e segue em zigue-zague
Outro veículo também ignora obrigatoriedade de parada e segue em zigue-zague

Foram iniciados nesta quarta-feira (23) os trabalhos necessários para a implantação de radares nos semáforos localizados próximos a passagens de nível da cidade. O projeto, desenvolvido pela MRS Logística em parceria com a Settra, prevê a instalação dos equipamentos nos semáforos que ficam no cruzamento da Avenida Francisco Bernardino com Rua Benjamin Constant, no Centro, e no cruzamento da Rua Pinto de Moura com Rua da Bahia, no Bairro Poço Rico, região Sudeste. A ideia é sincronizar o funcionamento da cancela com o dos sinais luminosos. Desta forma, condutores que avançarem o sinal vermelho serão multados.

Nesta quarta-feira, a Tribuna flagrou uma série de irregularidades na passagem de nível do Bairro Araújo, na Zona Norte. No último domingo, um motociclista de 25 anos morreu após ser atingido pelo trem no Bairro Fábrica. Um mês antes um carro foi arrastado por cerca de 200 metros pelo trem no Barbosa Lage. Além disso, somente neste ano, outras três pessoas morreram atropeladas pela composição férrea.

Sobre o projeto, conforme informações da Settra, foi finalizada, na manhã desta quarta, a recolocação do semáforo da Avenida Francisco Bernardino com a Rua Benjamin Constant, no Centro. O equipamento antigo foi removido e um novo foi instalado mais próximo à linha do trem, no sentido Centro. O próximo passo será a readequação da calçada. O principal objetivo da ação é garantir a segurança dos pedestres e condutores que trafegam pelos locais, buscando minimizar os desrespeitos à sinalização e o número de acidentes. Os equipamentos serão doados pela MRS, e a Prefeitura ficará responsável pelo gerenciamento e processamento dos dados emitidos.

De acordo com a Settra, o semáforo funcionará automaticamente, passando para o sinal vermelho quando o trem estiver aproximando-se. Ultrapassagens em cancelas e avanço do sinal vermelho são infrações gravíssimas, com multa no valor de R$ 191,54. Segundo a assessoria da MRS, a empresa homologada pelos órgãos de trânsito competentes já foi identificada, e o processo de aquisição dos radares está em andamento. O prazo usual seria de 90 dias, mas a MRS garante que o trabalho está sendo priorizado para que, tão logo os equipamentos sejam adquiridos, possam ser doados à PJF.

 

Flagrantes

Por volta das 10h desta quarta, o risco de acidente na passagem de nível do Bairro Araújo foi alta. Cancelas abaixadas, sinal sonoro ligado e aproximação do trem não foram suficientes para impedir que carros e caminhões realizassem a travessia. Em menos de dois minutos, tempo que o equipamento ficou abaixado aguardando a passagem do trem, os veículos, que seguiam em ambas as direções, ignoraram os sinais de alerta.

Para o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação da UFJF, Juarez Sofiste, as pessoas não trabalham com um instinto que as limite, por isso gostam de experimentar a liberdade. "Acredito que somente o poder da educação, por meio de campanhas públicas, e da punição, é que haverá respeito no trânsito. Foi assim com as questões ambientais, que antes não eram respeitadas, e poderá ser uma forma de diminuir os acidentes."

Conforme dados da MRS, até este mês, foram registrados cinco acidentes envolvendo trem, sendo três deles atropelamentos. Outro dado alarmante divulgado pela empresa refere-se ao número dos chamados "quase acidentes", que ocorrem quando a parada de emergência é acionada para evitar as colisões. Até agora, foram 12 casos, sendo dez deles quase atropelamentos - três na região central - e dois relacionados a veículos invadindo as passagens de nível. Os números demonstram a alta frequência em que pedestres e motoristas invadem a linha férrea diariamente.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?