Publicidade

23 de Maio de 2014 - 10:19

Por Tribuna

Compartilhar
 
Rede será lançada em seminário hoje
Rede será lançada em seminário hoje

Começou às 8h30 desta sexta-feira (23) o 4º Seminário Intermunicipal de Ouvidorias de Saúde, no Ritz Plaza Hotel, Centro de Juiz de Fora. O evento quer discutir a função da ouvidoria e apresentar para os gestores, conselheiros municipais e sociedade civil a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, também será lançada a "Rede Ouvir", que transformará a ouvidoria do município na de outras 25 cidades no entorno. Para Samantha Borchear, que agora responde pela Ouvidora Regional de Saúde, isso significa que o usuário passará a ter um canal não só de reclamações, mas de elogios, denúncias, solicitações e sugestões sobre o SUS.

O seminário contará com três mesas de discussão, com representantes da área de todo o Brasil. Entre os temas estão "Ouvidorias de Saúde - Expectativas, Papel e Dados", "O Olhar da Gestão Junto às Ouvidorias de Saúde" e "A Judicialização da Saúde e os Impactos Junto às Ouvidorias". Durante o evento também será apresentado um relatório quantitativo do número de atendimentos em 2013 da ouvidoria. A intenção é apresentar as principais reivindicações dos usuários. Além disso, será mostrada a maneira de atuação do órgão, que muitas vezes é desconhecida pelo cidadão.

A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o vice-prefeito Sérgio Rodrigues, o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, os ouvidores Geral do Estado, Fábio Caldeira, e de Saúde, Ana Peterman, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Oswaldo Firmo, o coordenador das promotorias do setor no estado, Gilmar Assis, e o promotor Regional de Saúde, Rodrigo Ferreira de Barros.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?