Publicidade

16 de Dezembro de 2013 - 15:06

Por Tribuna

Compartilhar
 
Movimento foi tranquilo no campus, que concentrou maior número de estudantes
Movimento foi tranquilo no campus, que concentrou maior número de estudantes

O segundo dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF começou tranquilo nesta segunda-feira (16). Sem grandes retenções nos locais de prova, os alunos começaram as provas discursivas de língua portuguesa, matemática, química e geografia, para os módulos I e II, e língua portuguesa, matemática, literaturas e biologia, para o módulo III, às 14h.

Ontem, no primeiro dia da seleção que aconteceu em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda (RJ), segundo a assessoria da instituição, 18.736 candidatos responderam 40 questões de múltipla escolha de oito disciplinas. Foram 1.261 ausentes, o que representa 6,3% dos quase 20 mil inscritos. O número total de candidatos no Pism deste ano representa um aumento significativo de 37% em relação ao ano passado, quando 14.627 alunos participaram da seleção seriada. Já nesta terça (17), é a vez das provas discursivas de literaturas, biologia, física e história, para os candidatos do Pism I e II, e geografia, história, física e química para o terceiro módulo.

Mesmo com a proibição contida no edital, durante a realização das provas, um candidato de Juiz de Fora e outro de Governador Valadares foram flagrados em posse de aparelhos celulares. Ambos foram desclassificados da seleção, mas, segundo informações da assessoria da UFJF, cabe recurso judicial. A Polícia Militar montou uma base móvel em frente à reitoria para facilitar o registro de ocorrências no campus nos dias de Pism. Se o candidato perder um documento de identidade, por exemplo, basta ir à base e registrar a perda. O registro é necessário, porque, para a segurança da seleção, apenas com o boletim será permitida a entrada de candidato sem documento oficial de identidade.

Na avaliação do diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, a edição começou tranquila, com um pouco de dificuldade no trânsito, mas sem maiores problemas. "Obtivemos a informação de que este ano tivemos mais candidatos utilizando os ônibus, o que garante um melhor fluxo. Esperamos que daqui para frente cada vez mais pessoas possam aderir ao transporte público", disse, por meio de assessoria.

Provas e gabaritos do primeiro dia já estão disponíveis no site da instituição, http://www.ufjf.br/copese/vestibular-pism/. O candidato interessado em protocolar recurso sobre o gabarito ou as provas aplicadas neste domingo deverá realizar o pedido nesta segunda-feira, das 9h às 18h, na Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria, no campus. Também é possível fazer o procedimento via fax através dos telefones (32) 2102-3755 ou 2102-3979, sendo necessária a confirmação do recebimento pelos números (32) 2102-3738 ou 2102-3978. O julgamento dos recursos acontece até 72 horas após o pedido.

 

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?