Publicidade

07 de Fevereiro de 2014 - 18:12

Por Tribuna

Compartilhar
 
Fim de tarde desta sexta no alto do Santo Antônio
Fim de tarde desta sexta no alto do Santo Antônio

Não há previsão de chuvas significativas para a cidade, pelo menos, até a próxima quinta-feira (13). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco e quente em atuação no Sul e no Sudeste do país ainda inibe a aproximação de frentes frias, impedindo a concentração de umidade e, consequentemente, as precipitações. Além da estiagem, os juiz-foranos estão sofrendo com as altas temperaturas. Levantamento realizado pela Tribuna, a partir de dados do Inmet, mostra que o índice da máxima está 2,3 graus superior ao esperado para fevereiro. Ou seja, os termômetros estão registrando picos, em média, de 30,3 graus, quando o esperado seria algo em torno dos 28 graus. Embora em menor escala, as temperaturas mínimas também estão acima do normal, com média de 19,1 graus. Nesta época, são esperados patamares de 18,5 graus.

Conforme o meteorologista Claudemir de Azevedo, do 5º Distrito do Inmet, a diferença observada nos termômetros já é considerada significativa, causando impactos em diversos setores, como, por exemplo, na agricultura. "A atuação desta massa está fora da normalidade porque esta época do ano deveria registrar muita chuva", informou. Segundo ele, diferente das frentes frias, que habitualmente se deslocam do Sul em direção à região, o fenômeno climatológico em vigor segue o caminho contrário, com formação iniciando no Nordeste.

 

Estiagem

Nesta sexta-feira, o município completou 14 dias sem chuvas. Alguns meteorologistas definem esta situação como veranico, caracterizado pela associação de estiagem e calor intenso (entre 25 e 35 graus) durante o período das precipitações (de novembro a março). Em fevereiro, o volume de chuvas esperado é de 217,4 milímetros.

Tais características têm feito os cidadãos aumentarem o consumo de água potável e, para evitar desabastecimento, a Cesama adotou o esquema de rodízio no fornecimento de água entre terça-feira e ontem. A companhia avalia os resultados da estratégia neste fim de semana para definir se o rodízio será mantido ou suspenso.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?