Publicidade

23 de Maio de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Discutir a inserção social de pessoas com deficiência física e síndrome de Down, além de questões como o tráfico de pessoas e a transferência de renda por meio de programas sociais é a proposta do 2º Seminário de Inclusão Social e Cidadania, que acontece nesta sexta-feira (23), no Teatro Academia, a partir das 13h. A ação é aberta ao público e tem como tema "Inclusão social e cidadania: ideias de um Brasil inclusivo e transformador".

De acordo com o diretor-geral do site Viverjf.com e um dos organizadores do evento, Marcel Aziz Iunes, o seminário deve consolidar Juiz de Fora como centro de discussão sobre o tema. "O Brasil é um mar de necessidades sociais, onde há muito a ser feito. Queremos ajudar no compartilhamento de ideias que valem a pena ser conhecidas e espalhadas, mostrando um caminho diferente."

O secretário de Desenvolvimento Social e um dos palestrantes do evento, Flávio Cheker, que abordará o tema "Transferência de renda e emancipação pelo trabalho", ressalta a importância de debates para que haja a quebra de barreiras oriundas do preconceito e da desinformação. "Os debates são fundamentais. Quando as pessoas têm informação, perdem o preconceito e aumentam a participação no processo. Nesta palestra, falo sobre a porta de entrada das pessoas por meio dos programas sociais e a porta de saída por meio da qualificação pessoal e a facilitação no âmbito do trabalho."

O evento vai reunir especialistas, lideranças comunitárias, executivos e formadores de opinião. Além de palestras, a programação inclui uma exposição de artesanato, culinária e pintura, frutos do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do Instituto Nacional de Excelência em Políticas Públicas e do Centro de Atenção Psicossocial - Caps Álcool e Drogas. Também serão apresentadas algumas peças de roupas confeccionadas por presidiários.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?