Publicidade

12 de Julho de 2014 - 07:00

Conforme a PJF, ainda este ano terá início a construção de um viaduto no Poço Rico

Por Eduardo Valente

Compartilhar
 
Estrutura será montada em frente à Rua Antônio Lagrotta, no Bairro Ladeira
Estrutura será montada em frente à Rua Antônio Lagrotta, no Bairro Ladeira

Continuam em andamento as intervenções para a construção de mais uma ponte na Avenida Brasil. A estrutura, em frente à Rua Antônio Lagrotta, no Bairro Ladeira, deve ficar pronta até março do ano que vem, conforme a Secretaria de Obras. Atualmente operários trabalham na margem direita do Rio Paraibuna, onde está sendo feita a terraplanagem que vai permitir a instalação da base da fundação. Orçada em R$ 7 milhões, provenientes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a ponte é a terceira a ser construída na cidade dentro do conjunto de obras viárias anunciado pela administração anterior. Também este ano, a Secretaria de Obras prevê o início da construção de um viaduto, próximo ao Clube Tupynambás, que ligará as ruas Coronel Delfino Nonato e Cláudio Martins, no Poço Rico, além das intervenções na Rua Maria Perpétua, no Ladeira, que passará a operar em mão única no sentido bairro/Centro após a inauguração da nova ponte.

A continuidade das obras viárias é avaliada como essencial para garantir a fluidez no trânsito de Juiz de Fora, que enfrenta as consequências da explosão na frota de veículos. Conforme os dados mais recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualizados em maio deste ano, há 225.419 automóveis registrados na cidade, que tem população estimada em 545.942 habitantes, segundo o Censo do IBGE. Isso quer dizer que um a cada 2,4 juiz-foranos possui carro. Considerando apenas os maiores de 18 anos, potencialmente aptos a dirigir, esta relação cai para um automóvel a cada 1,7 morador.

A ponte da Lagrotta, cujo nome oficial ainda não foi anunciado, deve aperfeiçoar o binário da Avenida Brasil, implantado em maio. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, já existe um projeto de como funcionará o tráfego na estrutura. No entanto, este planejamento não será divulgado no momento. A informação é de que, como o binário ainda está em fase de monitoramento e ajustes, podem ocorrer algumas alterações neste projeto. Segundo a Secretaria de Obras, a estrutura metálica deve ter 44 metros de extensão.

Paralelamente a esta construção, a Secretaria de Obras fará as intervenções na Rua Maria Perpétua. Será construído um muro de arrimo, com 120 metros de comprimento por três metros de altura, para viabilizar a duplicação da via. Esta obra deve começar ainda este ano, após a retirada de postes, que serão recolocados em outros pontos, e de coqueiros, que deverão ser replantados em outro local.

 

Outras obras

Para que a construção do viaduto no Bairro Poço Rico seja iniciada, a Prefeitura aguarda a liberação do projeto técnico por parte da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), do Governo estadual, que financia a construção. Outra importante intervenção de tráfego, que até então estava prevista para este ano, deve ocorrer apenas em 2015. Trata-se da trincheira entre a Avenida Francisco Bernardino e a Avenida Brasil, na altura do Terreirão do Samba. De acordo com a Secretaria de Obras, houve atraso porque o projeto precisou passar por readequações técnicas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: