Publicidade

27 de Maio de 2014 - 15:32

Por Tribuna

Compartilhar
 

A UFJF passou a integrar, nesta terça-feira (27), a Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a qual atende às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS. A UNA-SUS conta com profissionais das instituições federais de ensino superior para conceber e demandar cursos voltados à área. Assim, a UFJF começa a participar de um fluxo nacional contínuo de produção de conhecimento, envolvendo as instituições por meio da troca e produção de materiais instrucionais em diferentes contextos de aplicação e públicos-alvo.

A coordenadora da proposta de adesão à rede, professora Angela Maria Gollner, que também é Diretora de Ensino e Pesquisa do HU/UFJF, explica que uma das vantagens de integrar a proposta é o acesso a um acervo de cursos a serem oferecidos. A UFJF tem a chance ainda de disponibilizar novas capacitações, com financiamento e oferta de bolsas pelo Ministério da Saúde. Os cursos também poderão ser ministrados para os funcionários da instituição.

O parecer favorável à inclusão da UFJF foi publicado no Diário Oficial da União desta terça. Nessa quinta-feira (29), será realizada uma reunião de apresentação na sede da Fiocruz, em Brasília, com a participação de Angela Maria. Nesta fase inicial de elaboração das propostas de cursos, participarão docentes da UFJF com experiência em educação a distância ou envolvidos em programas de capacitação e qualificação profissional.

A rede colaborativa conta atualmente com 36 instituições, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), para a oferta de cursos a distância. A articulação entre essas instituições permite um maior intercâmbio de experiências e conhecimentos. Os materiais são produzidos em diversos formatos: vídeos, textos, áudios e podem ser reutilizados, refeitos ou adaptados para uso no âmbito da rede. O sistema conta com uma plataforma própria, e os certificados são emitidos pela universidade de origem do curso e reconhecido pelo MEC.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?