Publicidade

15 de Maio de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

A UFJF alcançou a 53ª posição no ranking organizado pela empresa espanhola SCImago Institutions Ranking, que avalia a qualidade das instituições e centros de ensino superior da América Latina, a partir das produções científicas publicadas nos últimos cinco anos. Em relação aos dados divulgados em 2013, a universidade subiu seis posições entre as mais de mil entidades analisadas.

Além da quantidade de publicações, é avaliado o impacto dos artigos, com base no número de citações obtidas e o percentual da produção publicada em colaboração com instituições de outros países.

Levando em consideração a avaliação entre 2009 e 2014, a UFJF subiu 24 posições no ranking. Já na listagem que inclui Espanha e Portugal, em cinco anos, a universidade local ultrapassou outras 29 instituições de ensino, alcançando o 104º lugar entre aproximadamente 1.600 avaliadas. De acordo com a assessoria de comunicação da UFJF, esse crescimento é maior do que a média Ibero-América, da América Latina e do Brasil.

Ainda conforme a assessoria, esse resultado se deve aos investimentos realizados, como a aplicação de mais de R$ 2 milhões em recursos de uso livre para os programas de pós-graduação, a criação de novos programas, o crescimento do número de professores com doutorado, o incentivo à tradução de artigos para o inglês e a presença de pesquisadores estrangeiros visitantes.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?