Publicidade

07 de Dezembro de 2013 - 20:17

Por Tribuna

Compartilhar
 

Os cursos de administração e direito da UFJF obtiveram conceito máximo, que é de cinco pontos, na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), em 2012, de acordo com índices divulgados nessa sexta-feira (6). Com a pontuação da última avaliação, o direito conquistou a terceira posição entre 931 graduações do país e é o primeiro entre as instituições de Minas Gerais. Já a administração aparece no 12º lugar nacional e em segunda posição estadual. Os cursos de comunicação, economia e psicologia da UFJF mantiveram o conceito 4 e estão entre os cinco melhores de Minas Gerais.

O indicador é baseado no conceito preliminar de curso (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação, incluindo a nota do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), o indicador de diferença de desempenho esperado e aprovado, infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos.

Entre as 192 universidades brasileiras, a UFJF subiu no ranking, saindo da 23ª posição em 2011 para a 21ª em 2012. A UFJF obteve nota 4. O conceito também varia de 1 a 5. Para essa avaliação, é considerado o Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados da instituição, que abarca o CPC e indicadores da pós-graduação, obtido por avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos anos de 2012, 2011 e 2010.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?