Publicidade

01 de Julho de 2014 - 18:15

Inmet registrou 30% na tarde desta terça-feira (1), percentual classificado como estado de atenção

Por Tribuna

Compartilhar
 

Juiz de Fora teve nesta terça-feira (1) o dia mais seco do ano. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar atingiu o patamar de 30%, entre 15h e 17h. O índice foi registrado na Estação Automática no Campus da UFJF, e, pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado estado de atenção, podendo acarretar uma série de problemas respiratórios, se alguns cuidados não forem adotados. No entanto, o valor foi considerado pontual e, por isso, não resultou na emissão de alertas. No outro equipamento do Inmet, a Estação Convencional, também no campus federal, o menor valor identificado ao longo do dia foi de 47%. Já no dispositivo utilizado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que coleta dados dos aeroportos do país, o índice chegou a 36%.

Quando a umidade, que é a concentração de vapor de água suspensa no ambiente, está baixa, o ar fica mais poluído, favorecendo para o ressecamento das vias aéreas. Por isso, é importante reforçar a hidratação do corpo nesta época do ano. Conforme o médico José Sabe Musse, esta hidratação deve ser intensa e constante. "É importante beber água a todo o momento. Nesta terça já começamos a observar situações de sangramento nasal e olho seco. Por isso, recomendamos o uso de soro fisiológico nas narinas e algum colírio para 'lavar os olhos'. Também é importante que a pessoa use roupas claras e leves." O especialista ainda recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre entre 9h e 16h30 e manter uma alimentação saudável. "Também precisamos de cuidados no ambiente interno. Nos quartos, principalmente se houver crianças, o uso do umidificador é recomendado. Caso não seja possível, um balde com água já ajuda a manter a umidade em nível aceitável."

Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Inmet, uma forte massa de ar seco atua no Estado, deixando o tempo nestas condições. No entanto, a passagem de uma frente fria sobre o litoral deve aumentar o fluxo de umidade a partir de quinta-feira (3), favorecendo a concentração de nuvens. "Esta frente fria é passageira, então, no fim de semana, a umidade pode voltar a cair." Conforme a previsão do tempo, as temperaturas deverão oscilar entre 13 e 26 graus nesta quarta-feira (2), com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?