Publicidade

22 de Abril de 2014 - 20:31

Por Tribuna

Compartilhar
 
O vigia Antônio Chedid garantiu sua dose no 1º dia da campanha
O vigia Antônio Chedid garantiu sua dose no 1º dia da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira (22) em Juiz de Fora, mas a procura foi tímida em alguns postos. A imunização é destinada a crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), acamados e doentes crônicos. A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 80% das cerca de138 mil pessoas que fazem parte destes grupos.

Durante todo o dia, foram aplicadas aproximadamente 150 doses da vacina no Departamento de Saúde do Idoso. "Acredito que a volta do feriado tenha contribuído para a baixa procura neste primeiro dia", comenta a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Simone Maria de Oliveira. O vigia Antônio Chedid, 60 anos, preferiu garantir sua dose nesta terça. "Tomo a vacina há nove anos, muito em função do meu trabalho, que lido diretamente com o público e fico em local aberto. Desde que comecei a tomá-la, não gasto mais com remédios."

No PAM-Marechal, a vacinação acontece no terceiro andar do prédio, na sala 301. Segundo a enfermeira Clariane Oliveira Pereira, cerca de 300 doses foram aplicadas nesta terça-feira, mas a estimativa está longe de outras campanhas. "Em anos anteriores, contabilizamos mais de 800 vacinas nos primeiros dias. Como mudamos de sala este ano (saímos do térreo), isto pode ter dificultado o acesso. Estamos aguardando a liberação de uma sala no térreo."

As doses estão disponíveis nas unidades de atençãoprimária à saúde (Uaps), das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (Rua São Sebastião 772), das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h; no PAM-Marechal e no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943), das 8h às 16h, e no Santa Cruz Shopping, das 9h às 17h. No dia 26, sábado, acontece o "Dia D" contra a gripe, no PAM-Marechal, das 8h às 17h, além dos postos no Santa Cruz, salão paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, e todas as Uaps, das 8h às 16h. A campanha acontece até 9 de maio.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o resultado do PIB nos dois últimos trimestres vai interferir no resultado das eleições?